Notícias

Comunicado do Sinpro Minas sobre participação da categoria em eventos como festa junina

28 de maio de 2025

Atenção, professores!

O Sinpro Minas tem recebido denúncias da categoria acerca dos “convites” das escolas para participar de eventos em datas comemorativas, entre eles a festa junina.

A respeito disso, o sindicato ressalta: sempre que for “convidado” para trabalhar, organizar ou exercer outra função em festas juninas ou em outros eventos promovidos pela escola, fora dos dias e horários de sua jornada de trabalho contratual, você poderá RECUSAR o convite.

Caso aceite, deverá receber como hora extra, conforme prevê a Convenção Coletiva da categoria. Em caso de recusa de pagamento por parte do seu empregador, procure o sindicato e denuncie essa irregularidade.

Nesses eventos, os professores acabam exercendo, a pedido da direção, funções que extrapolam a carreira docente e que não estão previstas no contrato de trabalho, como registro fotográfico, venda de ingressos e fichas, organização de mesas, coleta do lixo, manutenção dos banheiros, entre outras.

De acordo com a presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, a categoria deve denunciar ao sindicato as situações ilegais, para que as devidas ações sejam encaminhas, e as irregularidades possam ser corrigidas. “Afinal de contas, festa junina não é trabalho voluntário nem pode servir para desvio de função!”, destaca Valéria Morato.

COMENTÁRIO

Uma resposta

  1. Boa tarde! Fui convocada para trabalhar na festa junina, sábado, de 7h até o desmontar da festa, tendo o cargo de coordenadora. O que tenho direito a receber? A instituição na qual trabalho é uma cooperativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entevista
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha