Comunicado em resposta ao sindicato patronal

1 de abril de 2010

Nós, professores da rede particular de ensino de Belo Horizonte e região, comunicamos a paralisação das atividades docentes a partir do dia 5 de abril, segunda-feira, quando será realizada assembleia da categoria às 8 horas, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG (av. Alfredo Balena, 190 – Centro – BH).Em resposta ao sindicato patronal (Sinep/MG), que publicou nota na imprensa desmerecendo a nossa pauta de reivindicações e dizendo-se surpreendido com o nosso movimento, esclarecemos que: I- As nossas reivindicações visam a melhoria das condições de trabalho e da qualidade da educação. II- Decidimos pela paralisação, um movimento legítimo, por considerar que a contraproposta patronal, com a  retirada de direitos, não atende as nossas expectativas, que vão além das questões salariais.

III- Além disso, as escolas têm reajustado as suas mensalidades acima da inflação, sem se preocupar com a valorização dos professores.

IV- Se o patronal considera a tentativa de retirada de direitos como “apenas alguns pontos”, para nós e para a educação eles representam perdas significativas.

V- Por último, quem desmarca uma reunião de negociação, diante de um comunicado de paralisação e após quatro meses do recebimento da nossa pauta, não pode afirmar surpresa com o movimento dos professores, que em momento algum pode ser considerado abusivo.

Contamos com o apoio e a compreensão de todos e com a participação dos professores na assembleia.

VALORIZAR OS PROFESSORES TAMBÉM É DEFENDER A EDUCAÇÃO!

Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas)