Conclat Trabalhadores se reúnem neste 1º de junho

31 de maio de 2010

Aumentar o protagonismo dos trabalhadores brasileiros na vida política do país. Esse é um dos objetivos da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). O evento aconteceu nesta terça-feira (1º de junho), no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo.

Cinco das seis centrais sindicais se uniram para organizar a Conclat, entre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Conforme dizeres de um manifesto elaborado pelo movimento sindical, diante das eleições marcadas para o segundo semestre de 2010, é necessário que o sindicalismo e os trabalhadores lancem uma plataforma de lutas a ser apresentada aos candidatos.

Também estiveram em pauta na Conclat a cobrança pelo fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, revogação de atos que criminalizam os movimentos sociais e invasões de terra, entre outras reivindicações da classe trabalhadora.

O Sinpro Minas enviou uma delegação para acompanhar as discussões e apresentar as reinvidicações dos professores. Entre as pautas mais importantes para a categoria se destacam a construção de um sistema articulado de educação e a garantia de mais recursos. Os professores acreditam que essas medidas poderiam garantir mais qualidade na rede pública e possibilitar maior fiscalização do setor privado.

Leia baixo a integra do manifesto das centrais:

Ao movimento sindical e à classe trabalhadora brasileira

Companheiras e companheiros,

As eleições gerais de 2010 serão um momento decisivo para o País e para a democracia que estamos construindo, pois se realizarão num quadro político singular, caracterizado pelo crescimento sustentado da economia, pelo regime de amplas liberdades democráticas e pela afirmação do papel propositivo do movimento sindical e da classe trabalhadora, possibilitado por um largo processo de unidade de ação entre as centrais sindicais.

A campanha eleitoral será marcada pela acirrada disputa entre distintos e divergentes projetos políticos e de desenvolvimento para o País nos próximos anos. As diferentes candidaturas apresentarão à sociedade e ao debate político suas propostas e programas de governo.

É do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como da maioria do povo e daqueles que aspiram uma sociedade justa, fraterna e democrática, que este processo de formulação envolva e mobilize milhões de brasileiros.

Partindo desta premissa, as centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central e CGTB realizarão no dia 1º de junho de 2010, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora para, numa grande Assembleia, reunir dezenas de milhares de dirigentes e ativistas sindicais para discutir e deliberar sobre um projeto nacional de desenvolvimento para o País, iniciativa inédita e histórica que marcará a trajetória do movimento sindical através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores.

Convocamos, portanto, o conjunto do movimento sindical brasileiro para se fazer presente em São Paulo no dia 1º de junho. É fundamental que, desde já, sejam organizadas representativas caravanas sindicais de todos os Estados e regiões do Brasil, com trabalhadores do campo e da cidade, da ativa e aposentados, jovens, mulheres e homens, para que nossa Conferência seja uma massiva demonstração da diversidade brasileira e da determinação da classe trabalhadora.

Contando com a presença de todos e todas, enviamos nossas saudações sindicais.

– Viva a unidade dos trabalhadores!

– Todos à Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Assembléia 1º de junho!

Central Única dos Trabalhadores

Artur Henrique da Silva

Força Sindical

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)