Notícias

Conclat Trabalhadores se reúnem neste 1º de junho

31 de maio de 2010

Aumentar o protagonismo dos trabalhadores brasileiros na vida política do país. Esse é um dos objetivos da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). O evento aconteceu nesta terça-feira (1º de junho), no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo.

 

Cinco das seis centrais sindicais se uniram para organizar a Conclat, entre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Conforme dizeres de um manifesto elaborado pelo movimento sindical, diante das eleições marcadas para o segundo semestre de 2010, é necessário que o sindicalismo e os trabalhadores lancem uma plataforma de lutas a ser apresentada aos candidatos.

 

Também estiveram em pauta na Conclat a cobrança pelo fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, revogação de atos que criminalizam os movimentos sociais e invasões de terra, entre outras reivindicações da classe trabalhadora.

 

O Sinpro Minas enviou uma delegação para acompanhar as discussões e apresentar as reinvidicações dos professores. Entre as pautas mais importantes para a categoria se destacam a construção de um sistema articulado de educação e a garantia de mais recursos. Os professores acreditam que essas medidas poderiam garantir mais qualidade na rede pública e possibilitar maior fiscalização do setor privado. 

 

Leia baixo a integra do manifesto das centrais:

 

Ao movimento sindical e à classe trabalhadora brasileira

 

Companheiras e companheiros,

 

As eleições gerais de 2010 serão um momento decisivo para o País e para a democracia que estamos construindo, pois se realizarão num quadro político singular, caracterizado pelo crescimento sustentado da economia, pelo regime de amplas liberdades democráticas e pela afirmação do papel propositivo do movimento sindical e da classe trabalhadora, possibilitado por um largo processo de unidade de ação entre as centrais sindicais.

 

A campanha eleitoral será marcada pela acirrada disputa entre distintos e divergentes projetos políticos e de desenvolvimento para o País nos próximos anos. As diferentes candidaturas apresentarão à sociedade e ao debate político suas propostas e programas de governo.

 

É do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como da maioria do povo e daqueles que aspiram uma sociedade justa, fraterna e democrática, que este processo de formulação envolva e mobilize milhões de brasileiros.

 

Partindo desta premissa, as centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central e CGTB realizarão no dia 1º de junho de 2010, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora para, numa grande Assembleia, reunir dezenas de milhares de dirigentes e ativistas sindicais para discutir e deliberar sobre um projeto nacional de desenvolvimento para o País, iniciativa inédita e histórica que marcará a trajetória do movimento sindical através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores.

 

Convocamos, portanto, o conjunto do movimento sindical brasileiro para se fazer presente em São Paulo no dia 1º de junho. É fundamental que, desde já, sejam organizadas representativas caravanas sindicais de todos os Estados e regiões do Brasil, com trabalhadores do campo e da cidade, da ativa e aposentados, jovens, mulheres e homens, para que nossa Conferência seja uma massiva demonstração da diversidade brasileira e da determinação da classe trabalhadora.

 

Contando com a presença de todos e todas, enviamos nossas saudações sindicais.

 

– Viva a unidade dos trabalhadores!

 

– Todos à Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Assembléia 1º de junho!

 

Central Única dos Trabalhadores

Artur Henrique da Silva

Presidente

 

Força Sindical

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)

Presidente

 

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Wagner Gomes

Presidente

 

Nova Central Sindical dos Trabalhadores

José Calixto Ramos

Presidente

 

Central Geral dos Trabalhadores do Brasil

Antônio Neto

Presidente

 

Fonte: Agência Diap

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha