Notícias

Conferência Nacional da Juventude inova com participação digital

7 de outubro de 2015

O Brasil está vivendo o processo da 3ª Conferência Nacional de Juventude. Trata-se de um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o país. Ele começou em maio e terminará em dezembro deste ano, com etapas presenciais em todos os estados e com uma etapa totalmente digital. Em todas elas são discutidos e levantados temas relacionados aos direitos dos jovens e elaboradas propostas para a elaboração do Plano Nacional de Juventude

Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil’, a Terceira Conferência Nacional de Juventude visa discutir as novas formas de participação e expressão da juventude, a promoção do combate aos preconceitos, a participação dos jovens no ambiente digital e a aprovação do Primeiro Plano Nacional da Juventude. De acordo com a presidenta da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Ângela Guimarães, o objetivo é trazer o jovem para o debate, fazer o encontro dos vários temas, de várias formas de organização, de diferentes demandas dos jovens, “pois o direito de participar tem que ser garantido pelo Estado. Depois, a 3ª Conferência quer também apontar para o Plano Nacional de Juventude. Um instrumento de política de Estado. Isso significa dizer que, independe de quem vão ser os governantes nos próximos dez anos, o Plano aponta a obrigação do Estado para o jovem neste período. A ideia é garantir o que foi conquistado nos últimos anos, construindo novo ciclo de políticas públicas”.

Até dezembro portanto, é hora do jovem discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos. Porém, aquele jovem que não conseguiu participar das conferências em suas regiões, pode participar pela internet. Segundo Ângela Guimarães, a Conferência é majoritariamente para os jovens, mas também prevê participação de pessoas de outras idades. As informações estão no site. “É importante que todos participem, critiquem, proponham, pois está diante de nós a grande oportunidade de interferir nos destinos das políticas públicas que vão fazer parte da vida da atual geração de jovens e também descortinar oportunidades para a próxima geração de jovens”, afirma a presidenta da SNJ.

“Nesta Conferência, estamos com um ineditismo. Pela primeira vez, vamos eleger 30% dos delegados num ambiente digital. Lançamos uma plataforma digital, onde a juvendute pode expressar sua opinião e fazer propostas, sendo que as mais aceitas, mais mobilizadas e que tiverem maior adesão vão eleger 600 delegados para a etapa nacional”, conta Ângela Guimarães.

Para acessar a plataforma digital, é preciso baixar o aplicato 3cnfjuv ( http://juventude.gov.br/profile/conferencia). A etapa digital, aberta em julho, vai até o dia 23 de outubro. E a 3ª Conferência será no período de 16 a 23 de dezembro, em Brasília. Mais informações acesse www.juventude.gov.br/conferencia .

Ouça a entrevista da presidenta da SNJ, Ângela Guimarães, pela Rádio Sinpro Minas.

http://sinprominas.org.br/radio-sinpro/conexao-sinpro-minas-jovens-constroem-1o-plano-nacional-da-juventude/

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha