Conferências discutem saídas para a educação no país

14 de novembro de 2007

O sistema nacional de educação e o regime de colaboração entre governos serão temas abordados na 1ª Conferência Nacional de Educação Básica, que será realizada em abril de 2008, em Brasília.Para o secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, a conferência é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “À medida que definirmos e discutirmos melhor o regime de colaboração, as ações previstas no PDE poderão ser mais eficazes quanto à sua gestão e operacionalização, tendo como foco a aprendizagem dos alunos”, explica.Minas GeraisAté o dia 23 de novembro, serão realizadas as etapas regionais em Minas Gerais. Vários representantes do Sinpro vão participar das discussões nas cidades-pólo do estado: Belo Horizonte, Divinópolis, Uberaba, Poços, Governador Valadares, Juiz de Fora e Montes Claros.A Conferência Estadual de Educação Básica será em Belo Horizonte, no período de 13 a 15 de dezembro, com a participação de cerca de 600 pessoas.No dia 19 de outubro, foi publicada no Diário Oficial do Estado a resolução que designa os integrantes da comissão organizadora da Conferência. O Sinpro participa dessa comissão, juntamente de representantes da Secretaria de Estado de Educação, do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG), da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SIND/UTE), da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), entre outras entidades.