Notícias

Conselho aprova Base Nacional Comum Curricular

18 de dezembro de 2017

Em meio a polêmicas sobre ensino religioso e esvaziamento do debate sobre gênero, Conselho Nacional de Educação aprova as diretrizes

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino infantil e médio foi aprovada nesta sexta-feira (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O texto final foi reprovado apenas por três conselheiras, ante 19 votos favoráveis. A BNCC estabelece, pela primeira vez, diretrizes que devem ser acolhidas nos currículos das escolas de todo o país – tanto públicas quanto privadas.

Agora o documento segue para a homologação do ministro da Educação, Mendonça Filho. Em 2018 as escolas deverão se preparar para as novas diretrizes. O texto prevê ainda que em 2020 a Base esteja implementada em todas as escolas do país.

A última versão do documento foi entregue pelo Ministério da Educação ao CNE no dia 7 dezembro, e não pôde ser aprovada – como gostaria o governo –, porque três conselheiras pediram vista (a revisão do texto), apontando que não houve transparência no debate.

Nas vistas, os conselheiros poderiam, então, analisar melhor o texto da Base, entregue pelo MEC ao CNE no dia 29 de novembro. A versão é tida como a final pelo ministério, que fez alterações na versão anunciada em abril deste ano pelo governo do presidente Michel Temer. Esta última versão – a quarta desde que a Base começou a ser debatida, em 2015 – foi negada pelo MEC à imprensa e às entidades educacionais que participaram do debate de construção do currículo comum.

A Base como está é muito criticada por entidades educacionais, especialmente por ter esvaziado questões ligadas à educação de gênero, e que poderiam prever ações de tolerância e respeito nas escolas. A última versão alocou precariamente as questões de gênero dentro de uma área dedicada ao ensino religioso, igualmente alvo de críticas. O documento indica que os adolescentes a partir do 9º ano (15 anos) deverão discutir o tema segundo “diferentes tradições religiosas e filosofias de vida”.

O que é

A ideia de a educação ter um documento nacional que oriente as políticas pedagógicas é uma demanda antiga de educadores, pesquisadores e comunidade escolar de modo geral. Até então as unidades de ensino orientavam suas abordagens de maneira genérica, com prerrogativas distintas definidas por cidades e estados, e por materiais didáticos escolhidos pelo governo federal.

A BNCC está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), promulgada em 1996. Quando o documento ganhar força de lei – ou seja, após a aprovação do Conselho Nacional de Educação – ao menos 60% da pedagogia nas escolas deverão seguir a orientação nacional. Aproximadamente 50 milhões de estudantes serão afetados.

Fonte: Carta Capital

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha