Notícias

ConSinpro reúne professores de todo o estado em Caeté

31 de maio de 2014

Atualizada em 2/06/14 – 16h32

A construção da democracia nos setores privado e público. Esse é o tema do 12º Congresso dos Professores de Minas Gerais (ConSinpro), realizado nos dias 30 e 31 de maio, no Tauá Resort Caeté.

Mais de 300 professores e professoras de todas as regiões do estado participam do evento que pretende debater temas importantes da educação.

Na abertura, o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, ressaltou a importância da aprovação, pelo Congresso, do Plano Nacional de Educação PNE. “Depois de muita resistência, aprovaram o PNE e isso reforça a importância da nossa luta pelo acesso à educação de qualidade em nosso país”.

Gilson Reis, em nome do Sinpro, fez uma homenagem ao professor Renato Godinho, que foi o primeiro representante sindical do Sinpro Minas. “Renato merece nosso reconhecimento pela sua história e é referência da nossa categoria. Lutou contra a ditadura e sempre trabalhou em prol da educação de qualidade no Brasil. Sua história renova nossa esperança na construção da democracia plena”, afirma.

Após uma apresentação cultural, o ConSinpro contou também com uma palestra sobre o tema do evento feita pelo professor e assessor da Contee, José Geraldo de Santana Oliveira. Ao fazer um resumo da história da educação no Brasil, onde esse setor nunca foi prioridade para os governantes, o professor também ressaltou a importância de um Plano Nacional de Educação. Entretanto, ele enfatizou que os desafios ainda são muitos.

“Precisamos ainda garantir os 10% do PIB para a educação pública. “É preciso, por exemplo, aumentar o número de creches no país, pois é para um público que ainda não está incluído nas políticas públicas com a ênfase necessária. É preciso também levar escolas para lugares distantes, em alguns casos, o aluno viaja até 200 quilômetros para estudar. Aumentar o número de vagas nas universidades públicas e se preocupar com a formação permanente do professor também devem ser encarados como prioridades”, afirma o professor Santana.

“O interesse privado não pode se impor ao setor público”

O segundo dia do Consinpro iniciou com a palestra do professor Edson de Paula Lima, diretor do Sinpro Minas e presidente da Fitee, que abordou o tema: o setor privado na construção do Sistema Nacional Articulado de educação e o Plano Nacional de Educação. Edson destacou conceitos como setor privado, plano e democracia. Segundo ele, é importante frisar que o setor privado da educação não se organiza como rede, como ocorre na rede pública de ensino.

“O sindicato é um espaço importante de luta pela democratização. Instrumento para dar eficácia a opinião dos trabalhadores”, enfatizou. Segundo ele, a escola não pode ser de qualidade só para uma elite. “É preciso amplo acesso e universalização. O Sinpro sempre lutou por isso. A luta por uma educação pública de qualidade tem reflexo para o ensino privado também”, explicou. Segundo Edson, o setor privado tem que ser subordinado aos interesses públicos.  “O interesse privado não pode se impor ao setor público”, concluiu.

Para a vice-presidente do Sinpro Minas, Valéria Morato, o Congresso foi vitorioso por ter contado com a participação de professores de todos os segmentos da capital e do interior. “Todos puderam refletir sobre que tipo de educação queremos. A diretoria do sindicato pode ouvir os anseios dos professores para direcionar a atuação sindical”, disse.

“Não podemos deixar de participar desse momento. Tivemos uma aula sobre história da educação. A sensação que fica é que os desafios são imensos. Esse foi o primeiro congresso que participei, mas quero participar dos próximos e levar as discussões daqui para os meus colegas”, afirmou o professor universitário Wilson José Vieira da Costa.

Na parte da tarde, os professores se dividiram nas mesas temáticas cujos temas foram: Inovações Tecnológicas, EaD e trabalho docente; Ensino de Idiomas, formação e identidade docente; Educação Superior e as transformações no mundo do trabalho; Professor da Educação Infantil e anos iniciais: formação e identidade; Ensino médio, educação profissional e o setor privado; Educação e diversidade sociocultural; INSS: aposentar é lutar.

No debate final do Congresso, foram apresentadas as propostas dos grupos de discussão nas diversas áreas para orientar a atuação do Sinpro Minas. Os professores de Idiomas levantaram a necessidade de mais união para lutar contra o registro como instrutores, em vez de professores, como ocorre em algumas escolas, assim como elevar o piso desse segmento. Na educação infantil, foi frisada a importância de incentivar a formação dos professores. Para o ensino médio e educação profissional, a proposta de aumentar a carga horária dos cursos profissionalizantes e destinar mais recursos públicos para a educação pública. Na educação superior, uma preocupação levantada foi quanto a desvalorização de mestres e doutores. No grupo sobre educação e diversidade, foi proposto que o Sinpro amplie a divulgação da Revista Elas por Elas e faça parcerias para incentivar a capacitação dos professores nas áreas de gênero, etnia e sexualidade, entre outras propostas.

Em suas palavras no encerramento do Consinpro, Gilson Reis fez um balanço sobre as lutas políticas no país, destacando a jornada das centrais sindicais contra a terceirização e pelas bandeiras dos trabalhadores. “Há um caminho a ser traçado para o país a partir da construção popular”, afirmou. Ele também fez um balanço sobre as lutas dos professores por mais valorização do trabalho docente, destacando as greves realizadas nos últimos anos e necessidade de construir um piso único para a categoria. “Conclamo a todos que ajudem o sindicato na construção das lutas específicas do dia a dia e no enfrentamento dos desafios mais gerais da sociedade”, disse

 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha