A Contee divulgou no início de fevereiro os novos materiais e peças da segunda fase da campanha “Educação não é mercadoria”. Lançada em abril do ano passado em todo o país, a campanha tem o objetivo de potencializar as ações contra a mercantilização da educação brasileira.
Nessa segunda fase, a campanha denuncia a crescente entrada do capital estrangeiro no setor educacional e cobra do governo federal medidas para evitar a desnacionalização da educação superior. Para a Contee, a adesão de toda a sociedade à campanha é fundamental para que ela seja bem-sucedida. Em seu site, a entidade também disponibiliza cartazes, imagens e vídeos para download e publica diversos textos, artigos, entrevistas e reportagens que debatem a mercantilização da educação brasileira.
Em Minas Gerais, o Sinpro Minas realizou várias atividades de divulgação da campanha, com a publicação de cartazes, adesivos e panfletos. A campanha também foi divulgada em outdoors e veiculada nos principais veículos de televisão do Triângulo Mineiro e de Ponte Nova. A idéia da diretoria é concentrar a campanha em regiões do estado que possuem um número elevado de instituições privadas de ensino.
O Sinpro Minas também realizou uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais para discutir o assunto. Além disso, 50 veículos de várias linhas de ônibus circularam com a imagem da campanha, em diversos horários, durante trinta dias, pelas principais ruas e avenidas da região metropolitana de Belo Horizonte.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
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