Notícias

CONTEE divulga posição oficial contrária ao PRONATEC

22 de agosto de 2011

A diretoria plena da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE, reunida em São Paulo, nos dias 12 e 13 de agosto, aprovou posição contrária ao Projeto de Lei 1209/2011, que institui o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Um dos principais argumentos da entidade contra o Projeto se dá pela destinação de verbas públicas para as empresas do Sistema S, que cotidianamente travam batalhas com os sindicatos de professores da base da CONTEE, em função do não cumprimento da legislação educacional, por conta da contratação de professores como instrutores ou pessoas jurídicas, entre outras questões.

No documento, a Confederação manifesta “sua posição contrária ao PRONATEC, reafirmando ser favorável ao desenvolvimento de uma educação profissional e tecnológica de qualidade, com formação ampla e não apenas voltada ao trabalho”.

Outra crítica feita pela entidade se refere à falta de regulamentação da educação tecnológica e profissionalizante, que fica ainda mais vulnerável com a instituição desse Projeto, por não definir de maneira clara a concepção de educação que está por trás da proposta. Além disso, o PL não diz de maneira objetiva como se dará o processo de avaliação dos cursos e das instituições participantes do PRONATEC, bem como isenta o Sistema S da necessidade de ser avaliado.

Por fim, a CONTEE condena a vinculação do pagamento do Seguro Desemprego à frequência do trabalhador nos cursos do Programa, entre outras questões.

Leia aqui a íntegra do documento com a posição oficial da CONTEE em relação ao PL 1209/2011, que institui o PRONATEC.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha