Notícias

Contee envia carta aos parlamentares contra a terceirização

23 de março de 2015

Neste momento em que o Projeto de Lei 4.330/04, que escancara a terceirização, está prestes a ser apreciado pelo Congresso Nacional, com indicativo de votação para o dia 7 de abril, a Contee envia carta aos parlamentares manifestando sua posição contrária à matéria e à precarização do trabalho e conclama as entidades filiadas a intensificar as ações junto aos deputados em suas bases. Os próximos dias serão decisivos nesta luta.

Confira a carta abaixo:

Excelentíssimos Senhores/as Parlamentares,

a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee, a qual representa cerca de 1 milhão de professores e técnicos administrativos que atuam na educação privada, vem apresentar sua posição – e a de toda a categoria – contrária ao Projeto de Lei 4.330/2004, que se encontra prestes a ser votado pelo Congresso Nacional. A matéria em questão trata da regulamentação da terceirização das relações de trabalho, à qual se opõem as centrais sindicais, bem como importantes nomes do Poder Judiciário Trabalhista em todas as suas instâncias, do Ministério Público do Trabalho e estudiosos dos direitos fundamentais sociais dos trabalhadores, como os que pertencem à Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra) e ao Departamento intersindical de Estatísticas e Estudos Sócios Econômicos (Dieese).

O conteúdo do PL 4.330 representa uma afronta a todos os fundamentos, princípios e garantias sobre os quais se assenta a República Federativa do Brasil, além de desrespeitar tratados internacionais e convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Da proposta, apoiada, sobretudo, por empresários preocupados apenas com a maximização dos próprios lucros, não se tira um único benefício para os trabalhadores. Pelo contrário, o texto significa uma completa negação dos fundamentos constitucionais da dignidade da pessoa humana e da valorização social do trabalho.

A abertura da terceirização para todas as atividades das empresas, inclusive para as atividades-fins, com possibilidade de terceirização da terceirização e de locação de mão de obra, não contribui para dar efetividade ao fundamento da valorização social do trabalho. Haja vista que  22% dos maiores devedores da Justiça do Trabalho são de empresas terceirizadas e oito em cada dez acidentes de trabalho acontecem justamente nelas.

Sobre área de atuação específica da Contee, que é a educação, é importante frisar que a terceirização do ensino, permitida pelo PL 4.330, tampouco contribuirá para que a educação cumpra os objetivos constitucionais de proporcionar o pleno desenvolvimento da pessoa, o seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho.

Assim, além de estar ao lado dos demais trabalhadores e das centrais sindicais na luta contra o PL 4.330 – que não só autoriza, como já mencionado, a terceirização para as atividades-fins das empresas, mas também retira a responsabilização solidária da empresa tomadora de serviços, o que precariza ainda mais as relações de trabalho –, a Contee ressalta a necessidade, inclusive pedagógica, de se impedir a terceirização nas escolas.

Por si só, a terceirização tem, como efeitos, a precarização das condições de trabalho e a supressão dos direitos dos trabalhadores, que têm salários rebaixados, perda de benefícios sociais e redução da representação sindical. E, na educação, a situação tem um agravante, que prejudica não apenas os trabalhadores, mas a própria qualidade do ensino. Nas escolas, o projeto pedagógico necessita de ligação direta e forte com os trabalhadores das instituições. Os estudantes e seus pais e responsáveis precisam conhecer quem trabalha na escola e, nesse sentido, a rotatividade representa a exclusão da possibilidade de integração, o que acarreta inúmeros prejuízos educacionais.

Por todos esses argumentos, a Contee espera que os parlamentares votem contra o PL 4.330 e matéria similares que tramitam nas duas Casas Legislativas, a fim de não permitir esse ataque aos direitos conquistados há décadas pelos trabalhadores.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha