A Contee enviou na segunda-feira (27), aos senadores e senadoras, ofício contra o Projeto de Lei 2099/2023. A matéria em questão tenta vedar a exigência de contribuição sindical de membros de categorias econômicas e profissionais não sindicalizados.
“De acordo com o PL sob contestação, os sindicatos continuam representando a categoria, que abrange filiados e não filiados, com o que concordamos integralmente, como dita o Art. 8º da CF. Como corolário dessa representação, as conquistas sindicais são extensivas a todos, filiados e não filiados, com o que igualmente concordamos. Todavia, somente aos filiados recai a obrigação de contribuir para o financiamento das atividades sindicais, ficando os não filiados com o direito de se opor a esse encargo, sem a obrigação de abrir mão dos benefícios convencionais, como verdadeiros parasitas humanos, sob o manto da lei, ou seja, do Poder Público”, argumenta a Contee.
Clique aqui e leia abaixo o ofício na íntegra.
Leia também: Carta aberta sobre o fortalecimento da luta da categoria.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.