Notícias

Contee repudia autoritarismo de carta do MEC às escolas

26 de fevereiro de 2019

Matéria publicada nesta segunda-feira (25) no site da Carta Educação, da revista Carta Capital, noticiou um escândalo, repercutido também por outros veículos, como o site do jornal Folha de S. Paulo e o portal G1, do grupo Globo. Segundo o noticiário, o Ministério da Educação (MEC) está direcionando uma carta via e-mail às escolas particulares, assinada pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que deve ser lida para professores, estudantes e demais funcionários das instituições.

A carta conclama a comunidade escolar a “saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração”. O texto termina ainda com o slogan usado na campanha de Jair Bolsonaro à Presidência da República: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”. A recomendação do MEC, segundo os sites, é que o momento da leitura da carta seja gravado em vídeo, juntamente com a execução do Hino Nacional, e que a gravação seja encaminhada ao ministério.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee, que representa mais de 1 milhão de professores e técnicos administrativos da educação privada, manifesta seu repúdio à ação. Essa é mais uma demonstração do reacionarismo do ministro Vélez Rodríguez e de seu flerte com o autoritarismo, que o fazem não enxergar a gravidade de seu ato. Trata-se de uma medida inconstitucional, intervencionista e que coloca em risco a liberdade de pensamento.

Brasília, 25 de fevereiro de 2019.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

 O Sinpro Minas é filiado à Contee e corrobora esta nota.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha