Notícias

Cortes de bolsas da Capes atingiram mais a região Nordeste

20 de fevereiro de 2020

A região teve 2063 cortes, o equivalente a 12% das bolsas antes vigentes. No Sudeste, o impacto foi de 6%

Os cortes de bolsas para pós graduação feitos pelo governo Bolsonaro em 2019 atingiram mais cursos do Nordeste, de áreas como engenharia, educação e medicina. As informações são da Folha de S. Paulo. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao MEC (Ministério da Educação), sofreu bloqueios de orçamento no ano passado o que levou ao cancelamento de 7.590 bolsas para financiar pesquisas de pós-graduandos.

A reportagem avaliou os cortes dos chamados programas institucionais da Capes, em que a concessão do recurso ocorre entre o órgão e o programa de pós-graduação. Eles representam 7.114 benefícios, do total de cortes.

Ainda de acordo com a apuração, o número absoluto de bolsas canceladas foi maior no Sudeste. Porém, proporcionalmente, a região mais afetada foi o Nordeste.

No Sudeste, 2882 bolsas foram cortadas. Os cancelamentos, na região, representaram 6% do total, considerando que o Sudeste concentra o maior número de programas e órgãos de pesquisa. Já no Nordeste, as instituições perderam 2.063 bolsas, o equivalente a 12% das bolsas antes vigentes. Essa região do país tem um sistema menor e mais novo de pós-graduação e pesquisa.

No país, foram canceladas 8% das bolsas concedidas. Em 2019, o número de bolsas ofertadas foi de 85.138 contra 92.253 oferecidas em 2018. Grande parte dos cortes, 64%, foram feitos nas bolsas de mestrado. Os critérios adotados para a redução do benefício foram, primeiramente, o de ociosidade (embora não houvesse bolsas ociosas —elas seriam atribuídas a novos pesquisadores) e depois o de qualidade, com base em avaliações realizadas pela Capes.

Fonte: Carta Capital

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha