Notícias

CTB marca presença em Congresso do SindUTE

4 de junho de 2018

Ocorrido entre os dias 31 de maio e 03 de junho, no Expominas,  o 11º Congresso do SindUTE foi considerado o maior da sua história com a participação de 2500 trabalhadores da rede pública  de todo estado de Minas Gerais. O Congresso homenageou o professor Fausto Fábio de Araújo e a Professora Helley Abreu Batista.

O Congresso contou com a participação de diversas personalidades do mundo educacional, acadêmico, movimentos sociais e políticos, que contribuíram com análises coesas da difícil conjuntura pela qual o país atravessa, dentre eles: Jessé de Souza (UFABC), Joceli Andreoli (MAB), João Paulo Cunha (BdeF), Conceição Oliveira (Bolg Maria Frô), Rudá Ricci, Makota Celinha, dentre outros.

A CTB Minas esteve presente com bancada bastante organizada e representativa e apresentou sua tese que teve boa aceitação pela maioria dos delegados. Várias propostas CTBistas foram incorporadas ao documento final do SindUTE, sendo que os pontos sobre Educação e Política Permanente foram agregados em quase sua totalidade.

O documento CTBista para o Congresso do SindUTE teve elaboração por uma comissão da CTB Minas que atua na rede pública do estado e foi apresentado pelos professores Mônica Cardoso, Pedro Luiz Teixeira de Camargo e João Carlos Arêas.

O Sinpro Minas esteve presente através de sua base e de diretores que também atuam na rede estadual.

O Congresso terminou com uma grande marcha pela educação pública que tomou a Praça da Liberdade na manhã de domingo (03/06) com as bandeiras do Sind-UTE/MG e com a energia contagiante dos profissionais da educação, que encerram o 11° Congresso do Sind-UTE/MG e 23° dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, iniciado no dia 31 de maio, em um grande ato público conjunto com os participantes do 4° ENA – Encontro Nacional da Agroecologia, movimentos sociais e sindicais, CTB Minas, CUT/MG e seus sindicatos filiados.

Um momento histórico, que marcou a união do povo do campo e da cidade para, juntos, levantarem suas bandeiras por um país democrático, que respeite os direitos de seu povo, que não mantenha presos políticos, a exemplo de Lula, que entenda o valor da educação, da saúde, do alimento saudável que a agricultura familiar coloca na mesa dos brasileiros.

* Com informações da CTB Minas e do SindUTE 

WhatsApp Image 2018-06-05 at 08.45.42

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha