Notícias

CTB Minas investe na formação sindical

29 de maio de 2008

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos sindicalistas sobre as questões políticas e sociais, a  CTB Minas realizou, no dia 21 de maio, no Sinpro Cerp, em Belo Horizonte, um curso de formação sindical, com palestras e debates. Na oportunidade, o palestrante Giovanni Alves (foto), professor de Sociologia da Universidade Estadual Paulista, concedeu uma entrevista ao Portal Sinpro Minas. 

 

Segundo ele, é necessário construir uma consciência de classe, o que demanda tempo e investimento na formação dos dirigentes e filiados. Sobre o sindicalismo no país, Giovanni Alves ressaltou que um dos principais desafios é vencer a fragmentação ideológica e buscar pautas unificadas, mesmo que exista uma pluralidade de centrais sindicais, como é o caso do Brasil.

“O sindicalismo enfrentou grandes dificuldades, a partir do governo Collor, na chamada década liberal, tendo como fator principal da crise o aumento do desemprego”, disse. Segundo ele, somente os sindicatos organizados conseguiram sobreviver às investidas neoliberais da década de 90. Para o professor de Sociologia, o reconhecimento legal das centrais sindicais fortalece a luta de classe.

Giovanni Alves disse ainda que uma das maneiras de fortalecer a luta ideológica seria por meio da participação das universidades na formação sindical. “Só assim as universidades podem se aproximar da luta real da sociedade e os sindicatos podem aumentar a munição teórica e prática para exigir de maneira mais apropriada o cumprimento dos direitos dos trabalhadores e  a diminuição das mazelas sociais”, afirmou o professor. 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha