Notícias

CTB realiza Encontro Nacional de Igualdade Racial

1 de setembro de 2015

A CTB realizou nesta sexta-feira (28) e sábado (29) seu 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O tema debatido pelos participantes nesta edição foi “Dilemas e desafios da igualdade racial, as relações políticas e de trabalho”. Cerca de 200 representantes de sindicatos e organizações sociais de vários estados do Brasil participaram da atividade.

Para a secretária de Formação e Cultura da CTB, Celina Arêas, que coordenou uma das mesas de debate, o desafio do encontro é encarar os entraves da luta antirracista e ampliar a formação política da sociedade. “O encontro foi uma vitória porque o debate a respeito da conjuntura política nacional e da luta contra o racismo dá um salto na formação da consciência política e do entendimento que a luta antirracista é também contra o sistema capitalista”, afirmou.

A secretária de Promoção da Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio, também comemorou a realização da atividade e destacou que “a população negra, na sua grande maioria de trabalhadores formais e informais, constitui a massa de maior valor em nosso país e continua sendo a construção política e econômica da nossa nação. E nós da CTB conhecemos e reconhecemos a importância de trabalharmos na superação das diversas formas de discriminação e racismo e em parceria com outros setores do movimento social, em especial, o movimento negro”.

Para o vice-presidente nacional da CTB, Nivaldo Santana, não é possível falar em democracia com desigualdade racial e, principalmente, nesse momento de crise econômica mundial, que afeta também o Brasil, é necessário que toda a sociedade se preocupe com esta realidade. “A CTB tem clara compreensão que vivemos um momento complexo e radicalizado da luta política no país. As forças conservadoras não se conformam com a quarta derrota eleitoral seguida e procuram maquinar no sentido de inviabilizar a continuidade deste ciclo progressista inaugurado com o governo Lula. Nós da CTB defendemos a democracia, somos contra toda maquinação golpista, mas não abrimos mão da defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos sociais e da luta pela retomada do crescimento econômico”.

A Rádio Sinpro Minas participou do II Encontro de Igualdade Racial. Confira, no link, a entrevista com Edson França,  presidente da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO).

Entrevista com Edson França, presidente da UNEGRO

Fonte: CTB

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha