Deasinpro completa 5 anos com atividades culturais

4 de dezembro de 2007

“Cada um deve descobrir o seu momento de vir para o Deasinpro, onde continuamos sendo professores através da doação de um pouco de nós”. Foi assim que o diretor Heleno Célio Soares, um dos fundadores do Deasinpro, saudou os presentes às comemorações dos 5 anos do Departamento de Professores Aposentados do Sinpro Minas, na última sexta-feira, dia 30 de novembro.

A noite de festa proporcionou aos professores presentes música ao vivo, testemunhos, poemas, mostra de artesanato, sorteio de brindes, além de um coquetel. O professor aposentado Sílvio Gomes disse que gostou muito das comemorações. “Está tudo muito bom aqui hoje. Essa é mais uma das atividades promovidas pelo Deasinpro da qual participo com muito gosto”, destacou.

Professores festejam os cinco anos do departamento

A professora Maria de Lourdes Bueno compartilhou com os presentes uma poesia e um bolo de aniversário, feitos por ela. “Assim que me aposentei, vim oferecer meus préstimos ao sindicato, em gratidão a tudo que recebi e vivi aqui”, observou.

Outros depoimentos como esses trouxeram ao momento a força da história de tantos profissionais que deram a vida pela educação. Para Luliana Linhares, professora aposentada, participar das atividades do sindicato é uma forma de retribuir os benefícios que usufruiu quando estava em sala de aula. “Devemos pegar o trem da história e não ficar de longe nos omitindo, para que os colegas que ainda estão atuando tenham, como nós tivemos, acesso aos direitos conquistados coletivamente”, acrescentou.

A diretora do Deasinpro Miriam dos Santos disse que o Sinpro Minas acertou quando, há 5 anos, convidou os professores aposentados para compor esse novo departamento do sindicato. “Quando a gente sai de sala de aula, pensamos logo no Sinpro Minas, que é um espaço acolhedor. Estamos até hoje promovendo diversas atividades para a categoria”, destacou. Para ela, 2008 será um ano de muitas lutas e realizações. “O novo espaço que o Sinpro vai inaugurar nas comemorações de seus 75 anos terá uma sala de convivência para as oficinas e seminários do Deasinpro”, anunciou.

HistóriaFundado em 30 de agosto de 2002, o Deasinpro tem a missão de estimular a integração dos professores aposentados. Nos últimos anos, realizou vários debates, cursos, oficinas, palestras e atividades culturais, educacionais e de lazer. Os melhores momentos do Deasinpro foram registrados em um DVD apresentado na noite de comemoração dos 5 anos do departamento. O evento foi conduzido pela professora Celina Arêas e contou com a presença de vários diretores do Sinpro Minas.