Debate com o delegado Protógenes Queiroz

18 de junho de 2009

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz faz uma palestra com o tema  Passando o país a limpo, no dia 25 de junho, às 19 horas, na Faculdade de Direito do Uni-BH (Av. Olegário Maciel,1627). Como debatedores participam o presidente do Sinpro Minas e da CTB Minas, Gilson Reis e o jornalista Luiz Carlos Bernardes. A entrada é franca.

Em recente visita a Belo Horizonte, o delegado, que está temporariamente afastado da PF, concedeu entrevista ao Programa Extra-Classe. Ele defendeu mudanças na legislação processual para facilitar a investigação de crimes financeiros no país e disse acreditar na prisão do banqueiro Daniel Dantas, um dos principais alvos da operação Satiagraha. “Com total isenção, o Judiciário brasileiro saberá dar a resposta à altura do que a sociedade está esperando”, afirmou. Ele disse ainda que não se surpreendeu com a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que concedeu dois habeas corpus a Dantas em menos de 48 horas. “Entendo que é uma decisão da Suprema Corte do país e que é preciso respeitá-la, e eu a respeitei”.

Protógenes rebateu as acusações de que teria cometido irregularidades na condução da operação e declarou também que o esquema criminoso que teria sido montado por Daniel Dantas no país começou há mais de 20 anos, com o processo de privatização. “A Satiagraha revelou vários atores, incluindo membros do Judiciário, do Ministério Público e da própria Polícia Federal”, denunciou.