Notícias

Demissões na Estácio de Sá

2 de julho de 2010

  O Sinpro Minas foi informado sobre demissões ocorridas na Faculdade Estácio de Sá. O sindicato esclarece que um dos pontos defendidos pelos representantes do Sinpro nas negociações sobre o plano de carreira da instituição foi a estabilidade dos professores por dois anos sem redução de carga horária. Nas negociações, já havia uma clara intenção da escola em demitir, particularmente, os professores que entraram na faculdade antes de 2005, independentemente do fechamento de um acordo. Portanto, o que inviabilizou as tentativas de acordo feitas pelo sindicato foi o fato da direção da Estácio de Sá não aceitar a cláusula de estabilidade.

O sindicato também solicitou que constassem, no plano, regras claras para o progresso funcional e normas para admissão ao cargo de professor.  A última reunião entre as partes aconteceu no dia 16 de junho, quando a Estácio de Sá recusou a contraproposta do Sinpro Minas para a proposta de Plano de Carreira apresentada pela instituição.

Em setembro de 2009, o Sinpro Minas ajuizou na Justiça do Trabalho uma ação de cumprimento, solicitando a isonomia salarial dos professores da Universidade. A instituição de ensino tentou suspendê-la, por meio de uma medida cautelar, sob o argumento de que estava negociando o plano de carreira, mas o pedido foi negado pela Justiça. No entanto, a Estácio de Sá tem conseguido adiar o julgamento da ação. 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha