Notícias

DeSantis cita doutrinação e bane curso sobre história afro-americana na Flórida

3 de fevereiro de 2023

Governador republicano diz que projeto impõe agenda política no ensino médio e recebe críticas de Kamala Harris

Por Folha de S. Paulo

Um dos nomes mais poderosos no Partido Republicano dos EUA, o governador da Flórida, Ron DeSantis, baniu a implementação de um curso extracurricular sobre estudos afro-americanos no ensino médio do estado. O político alega que o projeto é uma forma de doutrinação.

A ideia do curso foi anunciada no último ano pelo College Board, órgão que organiza exames preparatórios para universidades. O piloto seria oferecido inicialmente em 60 escolas dos EUA neste ano para, depois, ser levado às demais instituições. Mas não na Flórida.

O Departamento de Educação do estado comandado por DeSantis enviou comunicado ao College Board há pouco mais de uma semana dizendo que não concordava com a implementação. “O conteúdo desse curso não tem valor educacional”, afirma trecho da nota. “No futuro, o College Board deveria apresentar propostas com conteúdo histórico acurado.”

DeSantis voltou ao tema nesta segunda-feira (23), afirmando querer “educação, não doutrinação”. “Esse curso de história negra tem como um de seus tópicos a teoria queer; isso significa que alguém está impondo uma agenda política às nossas crianças.

No site do College Board, afirma-se que as aulas envolveriam áreas como literatura, ciência política e geografia para explorar contribuições e experiências dos afro-americanos.

A divulgação traz também depoimento de Nikki Taylor, diretora do Departamento de História da Universidade Howard, a mais prestigiosa entre as instituições de ensino superior dedicadas a estudantes negros nos EUA. “[O curso] é uma compreensão sólida de como os afro-americanos moldaram a América.”

Em redes sociais, aliados de DeSantis, como o secretário de Educação da Flórida, Manny Diaz Jr., disseram que o estado rejeitou a implementação do curso porque ele “estava cheio de teoria crítica da raça”. “Exigimos com orgulho o ensino da história afro-americana, mas não aceitamos doutrinação disfarçada de educação em nossas escolas.”

Diaz se referia à linha de pensamento jurídico fundada por docentes negros e latinos na década de 1980, que teve os EUA como berço, e que virou foco de republicanos nos últimos anos para barrar debates sobre cor de pele em sala de aula. A Flórida foi um dos estados que barraram o assunto na educação.

De acordo com levantamento do portal de educação Education Week, desde janeiro de 2021 ao menos 42 estados americanos apresentaram projetos de lei ou adotaram medidas que restringem o ensino da teoria crítica da raça ou limitaram a forma como professores podem debater racismo e sexismo em sala de aula.

Além de avançar sobre debates de cor da pele nas escolas, DeSantis fez algo semelhante sobre a questão LGBTQIA+. Em março, ele chancelou um projeto que, na prática, permite que pais processem docentes que mencionam questões de diversidade.

O projeto, apelidado “Don’t Say Gay” (não diga gay), proíbe que instruções sobre orientação sexual ou identidade de gênero sejam dadas do jardim de infância até o terceiro ano do fundamental.

O governador da Flórida foi criticado por organizações sociais e membros da oposição, como a vice-presidente, a democrata Kamala Harris. Durante evento em Tallahassee, no estado de DeSantis, ela disse que aqueles que proíbem o ensino da história americana “não têm o direito de forjar o futuro dos EUA”.

DeSantis foi reeleito para o governo da Flórida nas midterms, as eleições de meio de mandato realizadas em novembro passado, com quase 60% dos votos. Com uma rejeição crescente à figura de Donald Trump entre correligionários do Partido Republicano, DeSantis é visto como principal rival interno do ex-presidente para concorrer à Casa Branca nas próximas eleições americanas, em 2024.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha