Desrespeitos da Soebras ferem a dignidade dos professores

3 de janeiro de 2011

A rede Soebras, há muito tempo, demonstra que não respeita as leis nem teme a justiça. Mesmo com constantes multas e fiscalizações do Ministério do Trabalho e ações ajuizadas tanto pelo Sindicato dos Professores (Sinpro Minas) como pelo INSS, a instituição de ensino continua a desrespeitar os direitos dos professores. Apesar de diversas investigações encaminhadas pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal, a Soebras, que se diz filantrópica, continua recebendo financiamento público.

A maioria dos professores está sem receber os salários em dia, assim como o 13º salário. Muitos também não sabem se receberão as férias.  Sem contar que há dezenas de professores que foram demitidos nos últimos meses de 2010 e, até agora, a Soebras sequer informou quando irá comparecer para efetuar as rescisões de contrato e pagar aos professores os valores devidos.

São dezenas de profissionais, contando-se somente os de Montes Claros e Norte de Minas, pais de família que dedicaram suas vidas, fizeram o melhor, se comprometeram com o desenvolvimento do projeto da instituição, com os alunos e a comunidade. Muitos desses trabalhadores vieram de outras regiões, com a esperança de um emprego digno, e agora se vêem desprezados pela empresa, demitidos sem nenhum apreço ou justificativa. Simplesmente têm seus contratos encerrados, sem a devida indenização, o mínimo que a lei determina.

O Sinpro Minas convoca a todos os professores que tenham rescisões contratuais pendentes com a Soebras, bem como aos que têm valores a receber da mesma, referentes a pagamentos em atraso e outros, para que entrem em contato com o sindicato, para mais esclarecimentos e adoção das ações cabíveis.