Notícias

Dezenas de entidades declaram apoio ao Sinpro Minas em ato virtual 

3 de março de 2021

Representantes de entidades estudantis, sindicais, do setor educacional e parlamentares fizeram nesta quarta-feira (3/3) um ato virtual em apoio ao Sinpro Minas. Dezenas de instituições declararam solidariedade à luta do sindicato pela preservação da saúde e da vida dos professores durante a pandemia e criticaram os ataques feitos por donos de escolas e pelo sindicato patronal.  

A presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, agradeceu o apoio de todos e falou sobre a pressão que os professores têm enfrentado, por parte dos donos de escolas, para que as atividades presenciais sejam retomadas.  

“Os empresários do setor e o sindicato patronal têm nos atacado muito, mas continuaremos firmes. Todos queremos o retorno às aulas presenciais, porém com segurança. Sabemos da importância delas para o aprendizado e para a educação e como o modelo atual, de educação virtual, tem sido extenuante. No entanto, neste momento o retorno é inviável. Os dados mais recentes mostram de forma inequívoca o descontrole da pandemia. Por isso defendemos a vacinação ampla e em massa, a inclusão dos professores no grupo prioritário e a manutenção do auxílio emergencial e de preservação dos empregos”, defendeu Valéria Morato. 

A presidenta do Sinpro Minas também falou sobre as ações encaminhadas para preservar direitos trabalhistas da categoria, como a assinatura de acordos emergenciais, e destacou que neste momento a prioridade é a luta pelo direito à vida. “Temos conversado com prefeituras em todo o estado para tratar do protocolo de retorno e da inclusão dos professores no grupo prioritário de imunização. Apesar dos constantes ataques por parte do patronal, os professores têm compreendido a nossa defesa da vida, mas não podem se manifestar publicamente, pois temem ser demitidos. Recebemos inúmeras mensagens e ligações de respaldo ao nosso trabalho em defesa da vida e da saúde da categoria”, revelou. 

Para a professora da Faculdade de Educação da UFMG Analise da Silva, a preocupação dos donos de escolas é apenas econômica. “O setor privado diz que as crianças estão abandonadas e que precisamos colocá-las nas escolas. No entanto, eles estão preocupados apenas com os números, com a parte financeira”, criticou a docente, que também coordena o Fórum Estadual Permanente de Educação (FEPEMG). 

Durante o ato, alguns participantes ressaltaram que o retorno às aulas presenciais aumenta a circulação das pessoas nas cidades, o que favorece a maior proliferação do vírus para além do ambiente escolar. “Manter as escolas fechadas hoje é uma defesa da vida, não somente de professores, mas de toda a sociedade. Todo mundo quer voltar às aulas, mas com responsabilidade, não dessa forma, só para garantir o lucro das escolas. Essa não é uma luta só da educação, mas do conjunto da sociedade. Vai interferir em toda a sociedade a reabertura das escolas, vai aumentar a circulação do vírus”, disse Pablo Henrique, diretor do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro). 

A professora Fátima Silva, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), disse que a categoria quer retomar as atividades em sala de aula, mas em um ambiente seguro. “Queríamos estar dentro da escola, mas não queremos viver dentro de um ambiente com o vírus. Insistimos que queremos a vida, e todas as orientações apontam para a necessidade de distanciamento social. O capital é universal, e em todo o mundo o setor privado está pressionando o retorno em função das finanças. Continuaremos em defesa da vida e da vacina pro povo brasileiro e para os trabalhadores da educação”, disse Fátima Silva.  

Na avaliação da professora Maria Rosária Barbato, membro da executiva nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e presidenta do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (APUBH), os donos de escolas e o sindicato patronal tentam colocar a sociedade contra os professores e o Sinpro Minas.  

“Todos estamos presenciando o recrudescimento da pandemia. Mas, para os que detêm os meios de exploração do trabalho, nenhuma vida importa, desde que seja garantido o lucro. O Sinpro Minas não está tumultuando o direito à educação. Pelo contrário, ele está defendendo o direito à vida de todos. Por isso o saudamos, contem conosco”, disse a professora, para quem toda essa situação é “reflexo de um governo negacionista, antivacina e anticiência”.  “Os ataques ao Sinpro não são pontuais. Inserem-se dentro de um projeto neoliberal, contra a democracia, dentro de uma lógica que entende a educação como mercadoria. Continuaremos fortalecendo a luta pela vida, pela saúde e pelos direitos fundamentais do povo. Em momento nenhum o lucro deve prevalecer em relação à vida”, destacou Maria Barbato. 

Para o professor Décio Braga, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e do Sinpro Minas, o quadro atual é resultado da falta de ação e de planejamento do governo Bolsonaro. “Vivemos hoje o pior momento da pandemia não é por menos. É fruto dessa falta de gestão e desse desgoverno, que não agiu adequadamente para conter a expansão da pandemia e ainda estimula aglomerações e coloca em dúvida o uso de máscaras e o isolamento social. Queremos voltar, não tem ninguém gostando dessa situação. Mas queremos voltar com segurança, e não a qualquer custo, porque a vida é uma prioridade”, afirmou Décio Braga.  

O ato desta quarta-feira foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT MG) e coordenado por Lourdes Jesus, da direção da central sindical. As entidades participantes vão organizar outras ações para promover o debate sobre a importância de manter o distanciamento social e as aulas remotas neste atual momento da pandemia. “O conteúdo a gente recupera, a vida não. Escolas fechadas, vidas preservadas”, disseram os representantes das entidades.       

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha