Dia 03 lançamento do fórum estadual das mulheres das centrais sindicais

27 de setembro de 2017

Trabalhadoras de várias centrais sindicais e movimentos sociais farão uma grande manifestação em defesa da aposentadoria e contra a reforma da Previdência, na próxima terça-feira, dia 03 de outubro, a partir das 10 horas, na Praça Sete de Setembro, em Belo Horizonte. A manifestação, organizada pelas Mulheres das Centrais Sindicais de Minas Gerais, dando continuidade ao ato do Fórum Nacional das Mulheres  das Centrais, realizado em São Paulo, no dia 26 passado.

De acordo com a secretária adjunta de mulheres da CTB Minas, Terezinha Avelar, é fundamental a participação de todas as trabalhadoras, pois as mulheres são as que mais perdem com todas as medidas promovidas pelo governo golpista de Michel Temer, como reforma trabalhista e terceirização de todas as atividades do trabalho. “Precisamos estar unidas e atentas nesta luta, pois este governo já nos retirou vários direitos e agora quer nos tirar o direito de nos aposentar. Não podemos cruzar os braços nunca. Nossa luta está apenas começando. Estamos unidas em defesa dos nossos direitos”, afirma.
Em Minas Gerais, durante a manifestação, será feito o lançamento do Fórum Mineiro das Mulheres das Centrais Sindicais, que visa criar um espaço para o diálogo sobre temas importantes ligados à questão de gênero e a invisibilidade da mulher em todas as área s, especialmente no trabalho e na política.
De acordo com Terezinha Avelar, o Fórum visa fortalecer a identidade e autonomia da mulher enquanto trabalhadora, “uma vez que atuamos em ambiente onde a predominância é masculina. Precisamos encontrar a nossa identidade de luta, unir forças, falar mais de nossas demandas para que possamos enfrentar estas desigualdades vivenciadas por todas nós no cotidiano, inclusive no movimento sindical”.
A sindicalista reforça que, historicamente, o movimento de mulheres conseguiu avanços, mas o que vemos hoje é um grande retrocesso. “Precisamos entender que unidas podemos discutir melhor o que vem de repressão e retrocesso para reagirmos à altura. Não estamos em pé de igualdade. Especialmente nestes projetos econômicos golpistas, as mulheres perdem muito. A luta é necessária e urgente”, afirma.

Serviço:

Data: 03/10
Local: Praça Sete de Setembro, Belo Horizonte

WhatsApp Image 2017-09-27 at 13.14.21

Reunião dos sindicalistas para organização do Fórum Estadual das Mulheres das Centrais Sindicais

WhatsApp Image 2017-09-27 at 13.15.34