Notícias

Dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa

15 de junho de 2016

15 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

A violência contra a pessoa idosa, em suas diversas manifestações, é um dos maiores obstáculos para a plena realização de um estado democrático e atinge profundamente a dignidade da pessoa humana.

Atualmente no Brasil temos 26 milhões de pessoas idosas com 60 anos ou mais, o que representa 13% da população brasileira, sendo que a maior parte (20,94 milhões) vive em áreas urbanas e é composta por mulheres (13,84 milhões). O País atingiu também a marca de 49.177 centenários/as (IBGE/2013).

Nesse contexto, destaca-se que de 2011 até 2015, o Disque 100 da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) registrou 32 mil denúncias de violações de direitos humanos contra as pessoas idosas em forma de negligência, violência psicológica, abuso financeiro-econômico/violência patrimonial, violência física, entre outras violações. Dados apontam que dentre as denúncias registradas contra as pessoas idosas 39% são negligência, 26% violência psicológica e cerca de 14% das demais denúncias tratam de violência física.

Para auxiliar no enfrentamento à violência contra essa população, a SEDH desenvolve diversas ações. Lançou o “Manual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa” que apresenta o contexto sociodemográfico brasileiro, as situações de violência contra a pessoa idosa e estratégias de ação e prevenção contra a violência. Coordena desde 2013 o “Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo” que reúne ações de 17 ministérios, além de Estados, Distrito Federal e Municípios para a valorização, promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas. Acompanha ações das Delegacias Especializadas no Atendimento à Pessoa Idosa, e promove a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: “Respeito – Direito da Pessoa Idosa. Responsabilidade de todos”.

Neste 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa, a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania lembra a importância de serem preservados os direitos desses cidadãos e dessas cidadãs. Nossos idosos precisam de proteção e acima de tudo de respeito para que possam completar os ciclos com dignidade. Lutamos diariamente por isso.

Departamento de Professores Aposentados do Sinpro Minas  – Deasinpro

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha