Dia Nacional de Luta: protestos contra o golpe em todo o país

10 de maio de 2016

Convocados pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, a população brasileira saiu às ruas na manhã desta terça-feira (10) para ocupar rodovias, avenidas e praças contra o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O Dia Nacional de Luta, que foi marcado por atos em todo o Brasil, incluindo passeatas, atividades, ocupações de escolas e universidades, começou a partir das 5 horas da manhã com bloqueio de manifestantes nas principais rodovias de pelo menos quatorze estados e o Distrito Federal.

São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, RioGrande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rondônia, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, amanheceram com movimentos sociais e sindicatos nas ruas, denunciando o que consideram um golpe contra a democracia brasileira, cujo objetivo seria a cassação de direitos dos trabalhadores e de programas sociais.

sao_paulo

Na capital paulista foram bloqueadas a Marginal Pinheiros, na altura da ponte João Dias, no sentido Castello Branco; a Marginal Tietê, na altura da ponte Aricanduva, no sentido Castello Branco; a Avenida 23 de Maio, na altura do Terminal do Bandeira, e o acesso ao Aeroporto de Guarulhos, na Rodovia Hélio Schmidt. Os manifestantes incendiaram pneus e pedaços de madeira para bloquear as vias. A avenida Luís Carlos Berrini, próximo à sede da Rede Globo, também foi bloqueada.

rio_janeiro

No Rio de Janeiro, às 6h, usando faixas em que se lia “não vai ter golpe” os manifestantes atearam fogo em pneus bloqueando os dois sentidos da rodovia Rio-Santos (BR 101), na altura do km 394, em Itaguaí. A Refinaria Duque de Caxias (RJ)também foi paralisada. Mais cedo, a via Dutra, que liga o Rio a São Paulo, também chegou a ser interditada, mas foi liberada, de acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura carioca.

Em Brasília, foram bloqueadas as rodovias BR-070 (Brasília-Mato Grosso), na altura do km 18, perto de Águas Lindas, e a BR-020 (Brasília-Salvador), na altura do km 17. Ambos os protestos foram encabeçados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Eles reivindicam também a reforma agrária, além da suspensão do processo de impeachment de Dilma.

Os manifestantes bloquearam também a BR-101, na altura do km 83, em Pernambuco. No Amazonas, foi interditada a BR-174, na altura da cidade de Presidente Figueiredo. Na Paraíba, foi fechada BR-230, em Bayeux, enquanto que na Bahia os manifestantes interditaram a BR-324, em Feira de Santana.

bandeira brasil

No Rio Grande do Sul, os dois sentidos das rodovias BR-116 e BR-290, que dão acesso à capital, Porto Alegre foram fechados.

Em João Pessoa, cerca de 200 manifestantes travaram a garagem da empresa de ônibus Transnacional, na BR-230. Nesta ação, além de mobilização contra o impeachment, o grupo protesta contra a dupla função aplicada aos motoristas, que também trabalham como cobradores. No interior do Piauí, as cidades de Picos e Amarante também registram mobilizações.

No Espírito Santo, um grupo bloqueia a saída de Vila Velha em direção a Vitória. Já na capital, manifestantes protestam diante do Palácio Anchieta. Apesar de forte chuva em Mato Grosso do Sul, um grupo de manifestantes bloqueia também a BR-267. Em Recife, a BR-101 Sul, que liga a capital à cidade de Jaboatão também está travada.

espirito santo

Portal CTB com FBP