Dieese apresenta proposta para criação de Escola Sindical

10 de setembro de 2008

Dirigentes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apresentaram, em reunião com Diretores do Sinpro Minas, proposta de parceria na construção do projeto pedagógico do curso de bacharel em Trabalho e Sociedade, que será ministrado pela Escola de Ensino Superior do Dieese. Na ocasião, foi solicitado ao Sinpro que o sindicato acompanhe a elaboração do projeto pedagógico do curso e forneça orientações sobre as relações de trabalho dos professores da escola.  A idéia de criar a Escola Superior surgiu de uma iniciativa conjunta do Dieese e das Centrais Sindicais. As primeiras experiências serão realizadas a partir de 2009, em São Paulo e na Bahia (em parceira com a UFBA), com a inclusão do curso Trabalho e Sociedade. A partir do êxito será expandido pelo Brasil, incluindo Minas Gerais. O processo de reconhecimento do curso já está no Ministério da Educação e Cultura, aguardando análise, e, recebeu apoio do Ministério do Trabalho e Emprego. O eixo guia disciplinar, assim como os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos seguirão a temática das Relações de Trabalho.

De acordo com os representantes do DIEESE, o objetivo é promover a qualificação do dirigente sindical a partir do bacharelado, com duração de 3 anos, em Trabalho e Sociedade. “A idéia é recuperar a perspectiva teórica do marxismo e quebrar a hegemonia das teorias neoliberais”, lembraram. Entre as justificativas para a criação da escola está a necessidade de “recuperar a capacidade crítica da nova geração de trabalhadores, através dos dirigentes sindicais, transformando-os em sujeitos reflexivos e conseqüentemente capazes de lutar por melhores condições de trabalho e de vida. O diferencial da graduação seria a interdisciplinaridade e a flexibilidade curricular assim como a valorização da bagagem adquirida pelos sindicalistas”, explicaram os dirigentes.