Notícias

Direito à água e Agroecologia são destaques no Extra-Classe

16 de janeiro de 2015

O programa Extra-Classe deste sábado (17/01), 8h, na Band, vai apresentar os melhores momentos das edições exibidas em 2014 sobre o Direito humano à água e sobre Agroecologia. No estúdio, conversamos com a relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque. Ela aborda o contexto mundial de luta pela efetivação do direito humano à água potável e ao saneamento.

Direito à água
A nossa reportagem entrevistou o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG e mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Léo Heller, o professor da UFMG e coordenador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer e o diretor do Sinpro e ambientalista, Marco Eliel de Carvalho.

Para os entrevistados, o problema da escassez de água no Brasil e no mundo não é somente um problema ambiental, mas também um resultado da falta de planejamento dos recursos hídricos. Eles discutem o papel da população e dos sistemas público e privado para um uso racional dos recursos a fim de se evitar a  escassez de água.

Agroecologia

O programa deste sábado apresenta também uma reportagem feita pela equipe do Extra-Classe nobassentamento As Pastorinhas, em Brumadinho, próximo a Belo Horizonte, que produz alimentos segundo os princípios da agroecologia. Modelo de agricultura sustentável, a agroecologia se apresenta como uma alternativa viável ao agronegócio e aos dilemas alimentares que se apresentam para o futuro.

O Extra-Classe exibe ainda, trechos do documentário O Veneno está na mesa II, do cineasta Sílvio Tendler, que mostra experiências agroecológicas no Brasil.

O programa Extra-Classe é produzido pelo Sinpro Minas e exibido pela TV Bandeirantes, todos os sábados, das 8h às 8h20 da manhã. Reprises na TV Comunitária, toda quarta (11h), sexta (13h30) e sábado (15h30).

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha