Notícias

Direito do Consumidor e Procon Mirim serão temas de treinamento para educadores

12 de agosto de 2015

A 47ª edição do Treinamento de Multiplicadores do Procon Mirim é destinada a educadores

O Procon-MG, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC), realiza, em 25 de agosto de 2015 (terça-feira), das 13h às 17h30, na Sala Conhecer, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (CEAF), da PGJ/MG, localizada na Avenida Álvares Cabral, nº 1740, 1º andar, Santo Agostinho, em Belo Horizonte, o Treinamento de Multiplicadores do Programa Procon Mirim (Turma 47).

O treinamento tem como público-alvo educadores de escolas públicas e particulares e, como objetivo, apresentar-lhes conceitos, princípios e práticas necessárias ao desenvolvimento do tema “Direitos do Consumidor”, a fim de auxiliá-los no trabalho, em sala de aula, com crianças de 7 até 12 anos, fase em que elas começam a formação dos valores individuais e práticas mais autônomas de consumo.

Além das informações sobre o Direito do Consumidor e de sugestões de atividades, cada participante do curso receberá uma camisa do programa e um exemplar da cartilha Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes. Com linguagem simples e pedagogicamente adequada para apresentar os direitos básicos do consumidor, a cartilha explica esses direitos, por meio de exemplos de situações vivenciadas, no dia-a-dia, pelos estudantes e suas famílias.

As inscrições para o treinamento podem ser feitas até as 12h do dia 21 de agosto de 2015, sexta-feira, ou até o preenchimento das 40 (quarenta) vagas, pelos telefones (31) 3250 4695 ou 3250 4696. Os certificados serão emitidos em conformidade com a participação do inscrito. Podem participar desse treinamento educadores que trabalham com alunos de todas as idades, todavia, no ato da inscrição, o educador deverá informar se trabalha com crianças de 7 a 12 anos e, em caso positivo, a quantidade dessas crianças, para que a EEDC providencie material específico para essa faixa etária.

As pessoas inscritas que não comunicarem/justificarem sua desistência desse treinamento, pelo e-mail escolainscricao@mpmg.mp.br – ficarão impedidas de se inscrever para novos cursos da EEDC por 6 (seis) meses, prazo que será contado a partir de 25/8/2015.

O Programa Procon Mirim é uma das ações da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, vinculada ao Procon-MG, a qual tem como uma de suas atribuições promover ações que fomentem o consumo adequado de produtos e serviços.

O Procon-MG desenvolve cursos periódicos de capacitação, como forma de auxiliar os educadores no planejamento de suas ações de educação para o consumo. Mais informações na EEDC, pelo telefone (31)3250 4680, pelo endereço eletrônico eedc@mpmg.mp.br ou clique AQUI para acessar a página desta escola.

Programa Procon Mirim: Criado em 2005, esse programa tem como objetivo instrumentalizar educadores para que, por meio das práticas pedagógicas, despertem nas crianças de 7 até 12 anos o interesse pelos direitos e deveres dos consumidores e fornecedores.

Já implantado em várias cidades de Minas Gerais, o Programa Procon Mirim é instrumento de promoção de cidadania e de melhoria de qualidade de vida; portanto valioso recurso pedagógico para educadores. Por meio dele, a Educação para o Consumo – tema social relevante – permeia os conteúdos das atividades educativas fomentando reflexões e promovendo mudanças de atitudes no comportamento da criança e da família.
Programação

13:00 – Credenciamento

13:30 – Informações gerais e Programa Procon Mirim

13:45 – Formulário de Pesquisa

14:00 – MÓDULO I (1h)

Noções sobre os Direitos do Consumidor

Expositor: servidor do Procon-MG/MPMG

15:00- Intervalo

15:20 – MÓDULO II (2h)

Ações de Educação para o Consumo

Cartilha Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes

Sugestão de atividades pedagógicas

Expositora: servidora do Procon-MG/EEDC

17:20 – Formulário de Avaliação

17:30 – Encerramento

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha