Diretor do Sinpro Minas toma posse no Conselho Estadual de Educação

30 de março de 2017

Conquista histórica

No dia 29 de março, o diretor do Sinpro Minas, Ângelo Filomeno Palhares Leite (professor de filosofia e doutor em História) tomou posse na Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), juntamente com a professora Maria das Graças de Oliveira, ex-diretora do Sinpro Minas e outros dez conselheiros.

Ângelo explica que o Conselho é um órgão autônomo com papel consultivo que, dentre outras funções, emite pareceres sobre o funcionamento de escolas públicas e privadas no Estado e pode interferir na definição de políticas educacionais. “A educação superior hoje está ameaçada como um direito, portanto, a representação de professores com uma concepção mais avançada de educação no Conselho é de fundamental importância”, afirma Ângelo.

posse-angelo2

O diretor do Sinpro Minas, Newton de Souza, destaca que a participação de um representante do Sinpro Minas no CEE-MG é uma conquista importante por representar uma reivindicação histórica da categoria. Ele conta que, em 1983, o sindicato entregou um documento com essa reivindicação ao então governador de Minas, Tancredo Neves. “Esse compromisso foi assumido pelo Tancredo antes da eleição. Era para o professor José da Paz Lopes ser o representante em 1983, mas isso só se tornou realidade agora”, explica

Em Minas Gerais, o Conselho Estadual de Educação existe desde 1963 e é constituído por 30 conselheiros, nomeados pelo governador do Estado dentre pessoas de notório saber e experiência em matéria de educação.