Notícias

Diretor do Sinpro Minas toma posse no Conselho Estadual de Educação

30 de março de 2017

Conquista histórica

No dia 29 de março, o diretor do Sinpro Minas, Ângelo Filomeno Palhares Leite (professor de filosofia e doutor em História) tomou posse na Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), juntamente com a professora Maria das Graças de Oliveira, ex-diretora do Sinpro Minas e outros dez conselheiros.

Ângelo explica que o Conselho é um órgão autônomo com papel consultivo que, dentre outras funções, emite pareceres sobre o funcionamento de escolas públicas e privadas no Estado e pode interferir na definição de políticas educacionais. “A educação superior hoje está ameaçada como um direito, portanto, a representação de professores com uma concepção mais avançada de educação no Conselho é de fundamental importância”, afirma Ângelo.

posse-angelo2

O diretor do Sinpro Minas, Newton de Souza, destaca que a participação de um representante do Sinpro Minas no CEE-MG é uma conquista importante por representar uma reivindicação histórica da categoria. Ele conta que, em 1983, o sindicato entregou um documento com essa reivindicação ao então governador de Minas, Tancredo Neves. “Esse compromisso foi assumido pelo Tancredo antes da eleição. Era para o professor José da Paz Lopes ser o representante em 1983, mas isso só se tornou realidade agora”, explica

Em Minas Gerais, o Conselho Estadual de Educação existe desde 1963 e é constituído por 30 conselheiros, nomeados pelo governador do Estado dentre pessoas de notório saber e experiência em matéria de educação.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha