A diretoria do Sinpro Minas realizou uma reunião geral no último sábado, dia 27/11, para discutir a campanha reivindicatória 2011 e fazer um balanço das ações realizadas em 2010. Diretores da capital e do interior do Estado participaram do debate.
O professor da faculdade de Economia da PUC Minas, Flavius Vasconcelos, proferiu uma palestra sobre conjuntura brasileira para os professores. De acordo com ele, o governo deve continuar promovendo o desenvolvimento econômico e social do país, gerando mais renda e emprego para a população.
Para o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, 2010 foi um ano vitorioso para a categoria. “Realizamos uma grande mobilização durante a greve deste ano e conseguimos avançar na negociação com os sindicatos patronais. Conquistamos um novo patamar na luta sindical”, avalia.
“O cenário para 2011 é favorável, possibilitando mais avanços”, garante o presidente. Segundo Reis, o crescimento econômico do país com um PIB em torno de 7,5% permite que os trabalhadores lutem pela melhoria dos seus salários. “O setor educativo também está em expansão e há um aumento do ingresso da classe média na escola privada”, argumenta.
Além das reivindicações econômicas como aumento salarial e equiparação dos pisos da categoria, o Sidicato luta pela melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos professores. Por isso, a luta pela saúde do trabalhador, a garantia de emprego, a regulamentação da educação a distância e a ultratividade estão entre os principais itens da pauta da campanha reivindicatória 2011, que pode ser acessada no site do Sinpro.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.