Notícias

Diretoria do Sinpro discute os rumos da Campanha Reivindicatória 2018

26 de fevereiro de 2018

Durante todo o dia de sábado, 24/02, a diretoria do Sinpro esteve reunida para discutir e analisar os rumos da campanha reivindicatória 2018, além das questões que envolvem a sustentação financeira do sindicato. Durante o período da manhã foi feita, pela Profa. Madalena Guasco (PUC-SP e Contee), a análise da conjuntura em que ela ressaltou a instabilidade política, econômica, social, democrática e do Estado de Direitos no Brasil pós-golpe de 2016.

Madalena também enfatizou as questões que envolvem a educação privada, desde os anos 1990, quando houve uma onda privatista que nos levou a uma exagerada mercantilização. Já nos anos 2000, ocorreu a entrada de grupos do capital global e que hoje crescem exponencialmente e tentam abocanhar a educação pública. Há, por exemplo, o grupo inglês Pearson que já está presente em 162 municípios brasileiros.

Além disso, de acordo com Madalena, há todo um empenho desses grupos em atacar a profissão de professor, para influenciar as decisões no MEC, e com isso abolir as licenciaturas, criar o “professor-Uber” ou terceirizado e, por fim, criar um modelo de privatização da educação pública brasileira.

Na parte da tarde a diretoria do Sinpro debateu os rumos da campanha reivindicatória 2018. A presidenta Valéria Morato enfatizou que “talvez sejamos a primeira categoria a negociar com o patronal após a aplicação da nova lei trabalhista” que, segundo ela, não nos serve, apenas precariza nossas condições de trabalho. Foram discutidas questões que envolvem a nova lei trabalhista e que implicâncias ela traz tanto para o sindicalismo quanto para a nova relação com os patrões.

De acordo com Valéria, agora nos cabe a resistência e a reação contra a ofensiva patronal. Em seguida, o diretor Newtinho de Souza falou das ações do sindicato, desde agosto de 2017, para se precaver quanto às mudanças impostas com a nova lei e com a nova realidade dos sindicatos no Brasil.

Por fim, os diretores Edson de Paula e Clarice Barreto passaram informe sobre a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que ocorrerá em Belo Horizonte entre os dias 24 e 26 de maio, e na qual o Sinpro Minas terá papel de destaque tanto na organização quanto na mobilização da sua categoria.

Reunião de Diretoria do Sinpro Minas em 24/02
Reunião de Diretoria do Sinpro Minas em 24/02

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha