Sessão comentada contará com a presença do diretor argentino Carlos Pronzato
O documentário Lama, o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho, dos cineastas Carlos Pronzato e Richardson Pontone, será exibido em sessão comentada, nesta quinta, 26, a partir das 19h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. A entrada é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas pela internet.
Pouco tempo depois do desastre de Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano, Pronzato e Pontone percorreram estradas e ruas para registrar o cenário de destruição provocado pela lama e captar vozes dos atingidos. Produzido de forma independente, o filme reúne diferentes percepções sobre o episódio por meio de entrevistas com militantes de movimentos sociais, com representantes de órgãos oficiais e com especialistas.
O diretor argentino Carlos Pronzato estará presente no evento. Autor de mais de 50 documentários dedicados especialmente a temas sociais e políticos, à preservação da memória e ao protagonismo popular na América Latina, Pronzato já foi premiado pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais e também contemplado com os prêmios Roberto Rosselini, da Itália, e Liberdade de Imprensa, do jornal Tribuna da Imprensa Sindical, no Rio de Janeiro.
A sessão é promovida pelo programa Participa UFMG, criado para articular esforços e ações para avaliar e mitigar os impactos causados pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.
Fonte: UFMG | Foto: Ricardo Stuckert / Fotos Públicas
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.