Economia começou 2013 com ritmo mais intenso, diz Fazenda

1 de maio de 2013

O Ministério da Fazenda informou nesta quarta-feira (23) que a economia brasileira “começou 2013 com ritmo de crescimento mais intenso”. A avaliação consta do relatório “Economia Brasileira em Perspectiva”. O boletim não traz, entretanto, uma previsão da Fazenda para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013.”A economia brasileira começou 2013 com ritmo de crescimento mais intenso, dando prosseguimento à trajetória de aceleração verificada a partir do segundo semestre de 2012. Apesar das dificuldades que persistem na economia internacional, a economia brasileira continua crescendo gradualmente”, diz o relatório.

“Os primeiros indicadores de 2013 apontam para a continuidade do processo de retomada do crescimento econômico, com perspectiva de intensificação ao longo do ano”, acrescenta o documento.Segundo a Fazenda, o ano de 2013 começa com comportamento positivo, com melhora na confiança dos empresários, aumento do nível de utilização da capacidade instalada e estoques em níveis mais baixos. “Os últimos resultados da produção industrial atestam que o ano de 2013 começa bem”, diz o relatório.Segundo a Fazenda, o documento consolida dados econômicos até 12 de abril de 2013. O ministério destaca que estão sendo tomadas “um conjunto de medidas que visam aumentar a competitividade das empresas nacionais”.”Os investimentos em infraestrutura por meio do PAC e do programa de concessões para ferrovias, rodovias e aeroportos, a ampliação da desoneração da folha de pagamentos, o programa de redução do preço da energia elétrica e o novo regime automotivo (2013-2017) são exemplos do compromisso do governo com o crescimento sustentável, puxadopelo aumento do investimento e da produtividade”, diz o relatório.Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, no dia 21 de março, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que prevê uma taxa de crescimento entre 3% e 4% para este ano, contra 0,9% de expansão em 2012.No relatório de inflação do primeiro trimestre, divulgado do dia 28 de março, o Banco Central (BC)previu que o PIB vai registrar alta de 3,1% em 2013.A peça orçamentária para 2014, apresentada recentemente pelo Ministério do Planejamento, traz a estimativa de crescimento do PIB de 3,5% para este ano e 4,5% em 2014.Já os economistas do mercado financeiro mantém a estimativa para o crescimento da economia brasileira neste ano em 3%, segundo o último relatório Focus, divulgado pelo BC.

Fonte: G1 –