Notícias

Edital do Prêmio Educa Minas para a diversidade étnico-racial

1 de outubro de 2013

Com o objetivo de valorizar e incentivar ações pedagógicas voltadas para o respeito à diversidade étnico-racial, o Sinpro Minas e a Nandyala Livraria & Editora, entre outras entidades, promovem o Prêmio Educa Minas para a Diversidade 2013. Os professores vencedores receberão um netbook e um kit étnico-literário, além da publicação de sua Ação Pedagógica em livro, a ser organizado pela Nandyala Editora.            A iniciativa é voltada para professores das escolas públicas e privadas da Educação básica de Minas Gerais e pretende valorizar os docentes que cumprem a Lei 10.639/2003, atualizada pela Lei 11.645/2008 e recentemente alterada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 12.796/2013). Uma comissão julgadora composta por especialistas irá avaliar as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas mineiras entre fevereiro de 2003 e novembro de 2013, envolvendo os universos étnicos e raciais dos povos negros e indígenas. As ações pedagógicas devem ser enviadas até 20 de novembro. A premiação será em dezembro deste ano.

Veja abaixo o edital do Prêmio.

Edital

“Ações Pedagógicas para a diversidade étnico-racial”

● Lei 10.639/2003 ● Lei 11.645/2008 ● Lei 12.796/2013

PÚBLICO ALVO: Professores e Professoras da Educação Básica das Escolas Públicas e Privadas de Minas Gerais.

INSCRIÇÃO: presencial ou pelos Correios

– Ação Pedagógica inscrita deverá ter sido realizada entre fevereiro de 2003 e novembro de 2013.

– Ação Pedagógica deve ser estruturada, contendo título; pseudônimo do autor(a); objetivos (geral e específicos); público alvo; justificativa; metodologia; cronograma; referências e anexos com registros das atividades realizadas.

– Cada Ação Pedagógica deve ser apresentada impressa em três vias (papel A4, fonte Arial 12, espaçamento 1,5), com o máximo de cinco laudas.

– Separadamente, em uma folha, o(a) candidato(a) deve informar seus dados pessoais (nome e endereço completos, telefone e e-mail), Escola a que pertence (nome e endereço completos, nome do(a) Diretor(a), telefone e e-mail) e um breve memorial de 15 linhas, relatando sua trajetória como educador para a diversidade étnico-racial.

– As Ações Pedagógicas encaminhadas pessoalmente deverão ser entregues das 08h do dia 30 de setembro de 2013 até as 18h do dia 20 de novembro de 2013 na sede da NANDYALA Editora, a qual fornecerá o protocolo da inscrição:

NANDYALA Livraria & Editora

Av. do Contorno, 6.000 / Loja 01 – Funcionários (Savassi) – 30110-042 – Belo Horizonte – MG

Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados, das 9h às 13h

– As Ações Pedagógicas enviadas via Correios deverão apresentar data de postagem até 20 de novembro de 2013 e ser enviadas com Aviso de Recebimento (AR).

– Ao inscrever a Ação Pedagógica, o Professor ou a Professora automaticamente autoriza a sua publicação pela Nandyala Editora e pelo Ministério Público de Minas Gerais caso venha a ser selecionada pela Comissão Julgadora.

– Os Realizadores não se responsabilizarão por eventuais extravios ou problemas com a entrega das correspondências pelos Correios.

JULGAMENTO:

– A Comissão Julgadora será composta por especialistas convidados pelos Realizadores.

– A seleção das Ações Pedagógicas levará em conta os seguintes critérios:

a) adequação ao tema (0 – 10 pontos): atividades envolvendo a diversidade étnico-racial, no trato específico das histórias e/ou culturas negras e/ou indígenas;

b) criatividade (0 – 10 pontos): potencial de inventividade e interação das atividades, assim como de sua condução pedagógica em diferença;

c) objetivos (0 – 10 pontos): geral, com explicitação do propósito (o “porquê”) e das finalidades (o “para quê”) da Ação Pedagógica, e específicos, relativos às ações necessárias ao alcance do objetivo geral;

d) justificativa e metodologia (0 – 20 pontos): argumentação sobre o propósito e finalidades da Ação Pedagógica e descrição das etapas de execução das atividades com suas respectivas bases conceituais;

e) abordagem de saberes e/ou conteúdos histórico-culturais negros e indígenas (0 – 20 pontos);

f) abordagem geral das relações raciais e/ou de seus tensionamentos no Brasil (0 – 20 pontos);

g) registros da Ação Pedagógica, com fotos, vídeo, atividades escritas etc. (0 – 10 pontos).

– Caberá à Comissão Julgadora selecionar 12 (doze) vencedores.

– Após o julgamento, os trabalhos não serão devolvidos.

– Não caberá recurso às decisões da Comissão Julgadora.

PREMIAÇÃO:

– Os resultados serão divulgados nos sites dos Realizadores:

www.nandyalalivros.com.br / www.sindutemg.org.br / www.sinprominas.org.br

– Cada Professor e/ou Professora vencedor(a) receberá:

01 (um) netbook

01 (um) seguro de vida com sorteio mensal

01 (um) kit etnoliterário

publicação de sua Ação Pedagógica em livro da NANDYALA Editora, e em edição especial de Revista do MPMG.

– Outras Ações Pedagógicas não vencedoras, porém bem avaliadas, poderão ser publicadas integral ou parcialmente.

– A NANDYALA Editora oferecerá 01 (um) kit etnoliterário às Bibliotecas das Escolas às quais se encontram vinculados(as) os(as) Professores e as Professoras vencedores(as).

– A premiação será no mês de dezembro de 2013, em data e local a serem divulgados nos sites dos Realizadores.

REALIZAÇÃO:

NANDYALA Editora, Sind-UTE/MG e Sinpro Minas

APOIO INSTITUCIONAL:

Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)/Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos Humanos, Apoio Comunitário e Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CAO-DH) e Instituto de Arte e Cultura Yorubá (IACY)

PARCERIAS:

Convênio Sinpro Minas, Associação Mineira de Arte e Cultura (AMAC), Centro Cultural Virtual, SeráQuê? Cultural, Cia. de Dança Bataka, Cia. Baobá de Dança, Teatro Negro e Atitude, Espaço Curtição, Agentes Pastorais Negros (APNs), Programa Ações Afirmativas na UFMG, Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA/FaLe/UFMG), EDUCAFRO Minas e Núcleos de Estudos Afro-brasileiros em Minas Gerais (NEAB-CEFET, NEAB-UFOP, NEAB-UFV e NEAB-UFU)

INFORMAÇÕES: (31)3281-5894

www.nandyalalivros.com.br / www.sindutemg.org.br / www.sinprominas.org.br

O Prêmio EDUCA Minas para a Diversidade Étnico-racial 2013 conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de defesa dos Direitos Humanos, Apoio Comunitário e Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CAO-DH). Esta iniciativa está à disposição de todos(as) os(as) Professores e Professoras da Educação Básica em Minas Gerais. Folhetos impressos de divulgação poderão ser retirados junto à Comarca do MPMG, à Subsede do Sind-UTE/MG ou à Regional do Sinpro-Minas de sua cidade. PARTICIPE!

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha