Notícias

Educação aprova participação da sociedade em universidades

7 de dezembro de 2007

A Comissão de Educação e Cultura aprovou no dia 5/12 a participação de representantes da sociedade civil local e regional na composição dos órgãos colegiados deliberativos superiores de universidades públicas. Os deputados também aprovaram eleições diretas para reitor e vice-reitor das instituições federais de ensino superior. As medidas estão previstas no substitutivo da deputada Angela Portela (PT-RR), que unifica os projetos de Lei 4646/04, do Senado, e 3674/04, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). As propostas modificam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Atualmente, os órgãos colegiados máximos das universidades são compostos apenas pela comunidade acadêmica, segundo a LDB. O PL 4646/04 estabelece que eles sejam constituídos de forma democrática, com 2/3 dos assentos ocupados por pessoas da comunidade acadêmica e 1/3 por representantes da sociedade civil, segundo critérios definidos por sistema de ensino. Já o PL 3674/04 prevê eleições diretas para reitor e vice-reitor.

Na opinião de Angela Portela, incluir a sociedade civil nos órgãos colegiados máximos de universidades é uma importante condição para que de fato ocorra a integração da instituição pública de educação superior com a comunidade em que se insere. A relatora destaca ainda que a escolha direta de seus dirigentes é uma antiga aspiração da comunidade acadêmica.

TramitaçãoO projeto tramita em caráter conclusivo e será agora examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha