Notícias

Educação discute controle de universidade privada por estrangeiros

19 de maio de 2010

A Comissão de Educação e Cultura realiza hoje audiência pública para debater o ingresso de grupos econômicos estrangeiros no controle de instituições privadas de educação superior do Brasil. O debate foi proposto pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Segundo ela, a invasão do capital estrangeiro no ensino superior está em franca expansão.

A deputada citou dados sobre controle acionário de faculdades nas regiões Nordeste e Sudeste por grupos estrangeiros. Segundo ela, a rede internacional de universidades Laureate Education, dos Estados Unidos, adquiriu 51% da universidade Anhembi Morumbi, uma das maiores instituições de ensino privado do País, por R$ 60 milhões. Outros 12 mil investidores estrangeiros investiram R$ 860 milhões para assumir 70% do controle acionário da Kroton, criadora da rede Pitágoras.

Alice Portugal criticou a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de incluir a educação no rol dos itens negociáveis regulados pela entidade. A parlamentar lembrou que esse ato foi rechaçado pela comissão, representantes de entidades educacionais e o Ministério da Educação.

Na opinião da deputada, a intenção dos grupos econômicos estrangeiros é conseguir lucro rápido às custas de uma educação superior de baixa qualidade. “A Comissão de Educação e Cultura tem o dever de discutir essa invasão estrangeira e de propor mudanças na legislação que coíbam os abusos que estão sendo praticados”, afirmou Alice Portugal.

ParticipantesForam convidados para o debate: – a coordenadora-geral de Regulação da Educação Superior do MEC, Maria Neusa de Lima Pereira;- o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Gilberto Luiz Moraes Selber; – o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas; e- o diretor da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Antonio Carbonari Netto.

A audiência tem início previsto para as 14h30, em plenário a definir.Fonte: Agência Câmara

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha