Eleição histórica no Sinpro Minas

30 de novembro de 2011

Com 97% dos votos válidos, a Chapa 1 – Unidade dos professores: pela valorização do trabalho e educação de qualidade, encabeçada pelo atual presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, foi vitoriosa na eleição da nova diretoria e conselho fiscal para o quadriênio 2012/2016.

A votação foi a maior já registrada na história do sindicato. O pleito ocorreu entre 21 e 25 de novembro, por meio de urnas nas principais escolas do estado, na sede do Sinpro Minas, em Belo Horizonte, e nas 14 regionais, além do voto eletrônico e por correspondência.

A nova diretoria assume a direção a partir de 15 de janeiro, e a solenidade de posse será em março, em evento a ser agendado. A próxima gestão conta com renovação de 53 professores, de diversas regiões do estado.

“Tivemos uma participação expressiva, a maior na história do sindicato. Agradecemos aos professores e professoras pelo apoio e confiança e esperamos retribuir com muitas lutas e conquistas”, disse Gilson Reis. “Reiteramos aqui o nosso compromisso com a luta por melhores condições de vida e trabalho da categoria, por uma educação de qualidade e por um país com desenvolvimento, soberania e justiça social”, destacou.

O presidente do Sinpro Minas criticou a tentativa de algumas instituições de ensino de esvaziar a participação dos docentes no pleito, ao impedir que urnas fossem colocadas nas salas dos professores. “Lamentamos a postura antidemocrática dessas escolas, que afrontou a prática sindical e a representação dos trabalhadores”.     Eleição representativaO processo eleitoral deste ano contou com a inscrição de uma única chapa formada por parte da atual diretoria e com significativa renovação, com professores de todas as regiões do estado. “A diretoria também agradece todos aqueles que se empenharam na eleição da nova gestão, rumo a mais conquistas”, afirmou Gilson Reis.

HistóriaFundado em 12 de fevereiro de 1933, o Sinpro Minas é uma entidade forte que representa os professores da rede privada de Minas Gerais (com exceção de Juiz de Fora). Possui em sua base cerca de 70 mil docentes de diversos níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior, e atende a categoria por meio de sua sede, em Belo Horizonte, e das 14 regionais localizadas em importantes regiões do estado, o que permite ter maior alcance dos 852 municípios de Minas Gerais. Na área da educação, o Sinpro Minas se destaca atualmente como um dos sindicatos do país que mais obtém conquistas, em função da força e da mobilização da categoria. Sempre presente nas lutas do povo brasileiro e em defesa dos direitos dos professores, o sindicato, nestes quase 80 anos de existência, não tem medido esforços para buscar a criação de um modelo educacional que tenha como premissas básicas a valorização da categoria e a qualidade do ensino, e que contribua para a unidade e o desenvolvimento da nação.