Notícias

Em BH, protesto contra noticiário tendencioso teve grito de “a verdade é dura”

12 de julho de 2013

Um grande protesto em frente à sede da TV Globo em Minas Gerais fechou o Dia Nacional de Lutas em Belo Horizonte, nesta quinta-feira. Os trabalhadores protestaram pela democratização da comunicação. “O protesto em frente à Globo é uma resposta à imagem negativa e tendenciosa que televisão passa à população das manifestações, dos atos e protestos dos movimentos sociais, sindicais e estudantis”, afirmou Joceli Andrioli, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Na capital, os trabalhadores percorreram vários quilômetros desde a Praça Sete, passando Prefeitura de Belo Horizonte, Banco Central, Assembleia Legislativa e Cemig, onde fizeram um coro e vaiaram a direção da empresa.

Durante a manifestação, o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, denunciou a política macroeconômica do Banco Central, que tem aumentado a taxa de juros da economia. “Dizem que não há dinheiro para saúde, educação, moradia popular, mas milhões e milhões são destinados a banqueiros, por meio desse taxa abusiva e dos aumentos sucessivos que vêm sendo feitos. Essas manifestações são por mais saúde, educação, direitos, e não mais mercado e neoliberalismo”, criticou Gilson Reis. “Somente a mobilização popular fará com que o país possa avançar em direção às transformações sociais mais profundas”, destacou.

O coordenador-geral do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieltro-MG), Jairo Nogueira Filho, denunciou o repasse de R$4,5 bilhões de lucro para acionistas da Cemig, enquanto a população paga uma das tarifas mais caras do Brasil. Ele também lembrou a média de cinco mortes de trabalhadores da empresa por ano.

“Conseguimos fazer um grande ato hoje em Belo Horizonte e cumprimos nosso papel nessa luta. A manifestação em frente à Cemig foi importante porque a empresa simboliza o que há de pior no atual governo neoliberal em Minas Gerais, com precarização e má qualidade dos serviços”, afirma.

Em seguida, os manifestantes foram para o Viaduto Elevado Castello Branco e pediram a mudança do nome da via, que lembra o período da ditadura militar no Brasil. A substituição seria pelo nome de Helena Grecco, que teve grande importância na defesa dos direitos humanos e da cidadania em Minas Gerais.

A presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, afirmou que a manifestação não somente foi positiva, como foi melhor que o esperado. “Fizemos uma longa caminhada hoje que superou as expectativas. Em Minas construímos uma rede de mobilização que não é formada só por sindicatos, mas por movimentos populares, estudantis, juvenis”, disse.

Ela acredita que o movimento já teve resultados imediatos, como a reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro (PSDB), mas ainda deve gerar outras mudanças. “São protestos assim que pressionam o governo”, disse.

ReivindicaçõesO Dia Nacional de Lutas foi um ato organizado pelas centrais sindicais e movimentos sociais em todo o país para reafirmar a pauta de reivindicações da classe trabalhadora. Os trabalhadores reivindicam o fim do fator previdenciário, das terceirizações e da dispensa imotivada, 10% do PIB para a educação, redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, valorização das aposentadorias, transporte público de qualidade, reforma agrária, passe-livre para estudantes, democratização da mídia, entre outras questões. 

Com informações do Portal Minas Livre

Clique aqui e veja no Viomundo: Antecipamos as fotos da Paulista que não vão sair na capa dos jornalões

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha