Notícias

Em carta aberta, pesquisadores de conflitos ambientais alertam para desequilíbrio entre as partes

21 de dezembro de 2012

Pesquisadores de conflitos ambientais vinculados a universidades de Norte a Sul do Brasil divulgaram esta semana a Carta de Belo Horizonte, em que pregam a defesa, por instituições como o Ministério Público, dos direitos de populações vulneráveis diante dos interesses do Estado e de grandes empresas.

Assinada por cerca de 30 pesquisadores e 18 núcleos de estudos, a carta foi gerada a partir dos resultados do seminário Formas de matar, de morrer e de resistir: limites da resolução negociada de conflitos ambientais e os direitos humanos e difusos, que aconteceu em novembro, na UFMG, sob coordenação do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) da UFMG.

A preocupação dos signatários, de acordo com a professora Andréa Zhouri, coordenadora do Gesta, é com a tendência a que os conflitos sejam mediados como se as partes envolvidas tivessem capacidades e potências equivalentes.

“Os conflitos ambientais envolvem sujeitos que não têm a mesma localização social. Além disso, o senso comum encara o social e o ambiental como coisas diferentes, e as instituições estão estruturadas dessa forma. O Ministério Público, por exemplo, é dividido em setores social e ambiental. Para nós, que pesquisamos os conflitos ambientais, este é um grande equívoco, já que as pessoas não vivem de outra forma a não ser no meio ambiente”, explica Andréa Zhouri.

Ainda de acordo com a professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), ricos e pobres se apropriam do recursos naturais de forma desigual. “Os menos favorecidos se veem encurralados, perdem acesso à terra, aos cursos d’água. Isso acontece também no ambiente urbano, onde as áreas de risco são destinadas aos pobres.”

Direitos não mensuráveisAndréa Zhouri revela que a motivação do seminário foi a notícia de que o Ministério Público tratava com o Banco Mundial um acordo envolvendo a mediação de conflitos ambientais. “Nossa rede de pesquisadores considera que o MP deve resguardar seu papel de defender os direitos dos mais vulneráveis, e causou grande preocupação saber de um acordo com instituição que tem patrocinado projetos que promovem a degradação das condições ambientais e culturais”, explica a pesquisadora.

Indenizações e mecanismos de compensação como a criação de unidades de conservação, de acordo com Andréa, não traduzem perdas das pessoas retiradas de suas terras para a construção de hidrelétricas, por exemplo. “Está se tratando de história, memória e modo de vida. Quanto vale a perda de identidade quilombola? Há direitos coletivos que não são passíveis de mensuração”, sentencia a pesquisadora, que é doutora em Sociologia pela Universidade de Essex, na Inglaterra.

A Carta de Belo Horizonte foi enviada a instituições diversas e está sendo divulgada pela mídia e pelas redes sociais. As gravações em vídeo das palestras do seminário podem ser acessadas no site do Gesta e estão sendo transcritas para publicação em livro.

Fonte: UFMG

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha