Notícias

Em defesa dos trabalhadores aposentados

8 de agosto de 2008

Com salários cada vez mais arrochados e seus direitos ameaçados, trabalhadores aposentados saem às ruas, em Belo Horizonte. No dia 12 de agosto, às 15h30, será realizado na Praça 7, um ato pela aprovação de uma política de recuperação do valor das pensões e aposentadorias e pelo fim do fator previdenciário, que afeta principalmente quem ainda vai se aposentar. O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais apóia a luta dos aposentados e pensionistas.

É fundamental intensificar a mobilização nas ruas, assim como a pressão sobre as lideranças partidárias solicitando a aprovação dos projetos de lei que representam avanços para os trabalhadores como o fim do fator previdenciário e os que estendem aos aposentados e pensionistas a mesma política de reajuste concedida ao salário mínimo, ou seja, a inflação mais o PIB. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com a aplicação do fator previdenciário nas aposentadorias e pensões dos brasileiros, o Governo economizou até 2007 cerca de R$ 10 bilhões. Para o Sinpro Minas, o fator previdenciário é injusto e inconstitucional por reduzir benefícios. Também não é justo que na fase da vida em que o trabalhador tem mais custos, o seu benefício seja menor do que quando estava na ativa. A redução com o fator pode chegar até a 40% do valor do benefício, que seria pago caso o trabalhador fosse aposentado por idade.

 A Previdência é superavitária e tem condições de devolver a dignidade aos aposentados e pensionistas. Manifeste-se enviando e-mails aos parlamentares solicitando apoio ao fim do fator previdenciário; a aprovação pela Câmara dos Deputados do reajuste das aposentadorias e pensões com os mesmos critérios adotados para o salário mínimo; e que a previdência pública seja fortalecida e que se elimine os riscos de sua privatização.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha