Encerradas as inscrições para conferência com Boaventura Sousa Santos

27 de julho de 2009

Estão encerradas as inscrições para a conferência com o sociólogo Boaventura Sousa Santos, que será realizada no dia 4 de agosto (terça-feira), às 19 horas, no Teatro Granada, no Minascentro (Rua Guajajaras, 785 – BH).

A conferência, promovida pelo Sinpro Minas e pelo Centro de Estudos Sociais da América Latina, terá como tema o título da recente obra de Boaventura (Epistemologias do Sul – O papel dos Movimentos Sociais na Produção de Saberes), na qual ele traz uma série de artigos que problematizam o monopólio do conhecimento na modernidade e aponta para a necessidade da democratização dos saberes.

O convite numerado deve ser retirado na sede do Sinpro Minas, entre os dias 27/7 e 3/8, das 9h às 18 horas, mediante apresentação de documento de identidade do titular da inscrição. É indispensável a apresentação do convite na portaria do Minascentro.

Após a conferência haverá um debate, coordenado pelo professor da UFMG Leonardo Avritzer, com participação do presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, da professora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Maria Paula Menezes, e do coordenador nacional do MST, Wanderlei Martins. O sociólogo e professor da Universidade de Coimbra Boaventura Sousa Santos é conhecido mundialmente por uma vasta produção teórica e sua militância ao lado dos movimentos sociais. Durante a conferência, Boaventura vai compartilhar com os mineiros suas reflexões que desafiam o projeto epistemológico imperial moderno e apontam para a emergência necessária da epistemologia do sul. Trata-se da recuperação de saberes e práticas de movimentos e grupos sociais durante séculos inviabilizados e subalternizados pelo capitalismo e o colonialismo, na maioria das vezes subvertidos e transformados pelos saberes dominantes.

Mais informações: (31) 3115-3000

Conferência:

Epistemologias do Sul – O Papel dos Movimentos Sociais na Produção de Saberes”

Com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos – Professor da Universidade de Coimbra

4 de agosto – Terça-feira – 19 horas

Minascentro – Teatro Granada

Rua Guajajaras, 785, Centro – BH

Coordenação: Prof. Leonardo Avritzer – DCP/UFMG – CESAL

Debatedores:

Prof.Gilson Reis – Presidente do Sinpro Minas e da CTB Minas

Profa.Maria Paula Menezes – Professora do Centro de Estudos Sociais –Universidade de Coimbra

Wanderlei Martins – Coordenador nacional do MST