Encontro dos(as) Trabalhadores(as) na Educação Superior Privada de Minas Gerais

11 de março de 2011

Atualizada em 31/03/2011 – 16h13

A educação superior privada será tema do encontro estadual promovido pela Federação Interestadual de Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (FITEE), Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) e Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar (SAAE-MG) que será realizado nos dias 1º e 2 de abril de 2011, no Hotel Boulevard Plaza (Av. Getúlio Vargas, 1640, Savassi – BH).

O Encontro Estadual dos(as) Trabalhadores(as) na Educação Superior Privada de Minas Gerais tem como objetivo socializar experiências, avaliar a situação de trabalho na educação superior privada e debater a mercantilização na educação superior no Brasil. As propostas levantadas vão servir de subsídio para o Encontro Nacional, que será realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), em junho.

Podem participar do Encontro os trabalhadores em educação do ensino superior de todo o estado, sindicalizados.  Até 31 de março, estarão abertas as pré-inscrições pela internet. O evento tem vagas limitadas e cota de participantes por região e entidades.

Os temas que serão debatidos são os eixos propostos pelo texto-base, elaborado pela CONTEE, os quais deverão receber emendas nos encontros regionais que serão sistematizadas para o encontro nacional.

Eixos temáticos:

1. Contexto político e econômico das transformações no mundo do trabalho e as consequências para o trabalho em educação;

2. Mercantilização e financeirização (abertura de capital, fusões, aquisições, concentração de capital, grupos e educacionais, grupos de investimentos);

3. Organização Curricular no contexto da mercantilização;

4. Carreira docente e técnico-administrativa.

Programação:

·         01/04/2011

18:00 – Credenciamento18:30 – Abertura19:00 – Conferência: Educação Superior: mercantilização e financeirização

Conferencista: Samuel Pontes do Nascimento (Fundação Brasileira de Direito Econômico)

Debatedores: Gilson Reis (Sinpro Minas) e  Carlúcio Kleber (SAAE-MG)

·         02/04/2011

9: 00Exposição Pesquisa Sinpro Minas / Fitee / Instituto Florestan Fernandes Perfil Educação Superior em Minas Gerais

10:00 – Grupos de Trabalho  1.       Carreira docente e técnico-administrativa

Facilitadores:

·         Maria das Graças de Oliveira (Sinpro Minas)

·         João Batista da Silveira (SAAE-MG)

2. Organização curricular no contexto da mercantilização