Encontro reúne professores da Zona da Mata

11 de dezembro de 2007

Nos dias 7 e 8 de dezembro, mais de 100 pessoas participaram do 1º Encontro de Professores da Educação Superior da Zona da Mata, em Viçosa. O Encontro, que teve como tema “Expansão do Ensino Superior e Precarização do Trabalho Docente”, foi realizado pelo Sinpro Minas, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. O evento contou com a participação dos professores de Ponte Nova, Barbacena e Cataguases, e dos diretores dessas regionais do sindicato.

Na abertura, o presidente do Sinpro Minas, professor Gilson Reis, abordou os desafios da educação superior nos dias atuais. “Precisamos enfrentar alguns problemas que afetam a educação no país, como os interesses mercadológicos da iniciativa privada, a exploração do trabalho dos professores e a falta de qualidade do ensino”, afirmou Gilson.

Professores discutiram temas como reforma universitária e educação a distância

No dia 8, professores assistiram ao filme Granito de Arena, que conta a história do Movimento Magisterial Democrático no México. Desde 1979, o movimento organiza as lutas dos professores no estado de Oaxaca, em defesa da valorização do trabalho docente e da educação pública de qualidade. “Professor é sinônimo de transformação. Lutamos pelo bem comum do nosso povo”, destaca uma professora mexicana no filme.

Na seqüência, o professor Celso do Prado Ferraz falou sobre a expansão do ensino superior no Brasil. “Hoje, grandes corporações tratam a educação como mercadoria. Produzem material didático, se alojam nos conselhos de educação, vendem cursos como vendem sabonete. Quando essas atividades deixam de ser lucrativas, mudam o ramo de negócio”, relatou.

À tarde, os professores discutiram em grupos de trabalho os temas educação a distância, Plano de Desenvolvimento da Educação, financiamento da educação superior, universidade e terceiro setor e reforma universitária. O evento teve o apoio da Caixa Econômica e do Governo Federal.