Em entrevista ao Sinpro Minas, após a participação no 10º Consinpro, a doutora em História e Filosofia da Educação Nereide Saviani falou sobre o processo de elaboração curricular, a natureza híbrida da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a contratação dos professores por jornada de trabalho, entre outros assuntos.
“É impossível pensar a organização do currículo sem a participação de quem vai negociá-lo no momento de sua realização. Mas não basta a possibilidade de participar, é preciso igualdade de condições na negociação. Daí, a necessidade de espaços democráticos de participação e também de fundamentação para os professores, no sentido de que tenham condições de examinar as propostas e os argumentos vindos das instâncias administrativas e dos próprios pares”, avalia Nereide Saviani (clique aqui e acesse o texto apresentado no Consinpro).A doutora defende a contratação por jornada de trabalho, além da escola integral para o aluno e a redução do número de alunos por professor. “A questão-chave da profissionalização docente está em romper a visão de contrato por hora/aula. O professor tem que ser contratado por jornada e trabalhar preferencialmente em uma única escola, para que ele possa dedicar mais tempo aos alunos e aos estudos”, argumenta Saviani.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.