Notícias

Estatuto da Mulher

7 de março de 2012

Art. I Fica decretadoque a partir de agoravale a utopia.Valem os sonhosos possíveis e os impossíveis.E que eles se façam verdadee se desdobrem em luzno escuro de nossas incertezas.

Art. II Fica constituído,por decisão soberana,o Poder Feminino.Porque feminina é a Leie feminina é a Justiça.A Liberdade é feminina;A Verdade, a Paz, a Igualdade,a luta, a conquista, a vitória;a paciência, a tolerância, a paixão;e feminina é a Esperançaque nos permite confiar no futuro.

 

Art.III A partir de agora…Carolinas deixarão as janelaspor onde o tempo passou …e elas não viram;e se atirarão à vida,fazendo sua própria história.Não mais “mulheres de Atenasque fustigadas não choram,se ajoelham, pedem, implorammais duras penas, serenas.”A partir de agora, seremos todas Marias,de raça, de força, de gana;Marias com mania de terem fé na vida.Marias de nosso tempo,Marias de nossos dias.

 

Art. IV Fica decretadoque, a partir de hoje,está banida dos dicionáriosa palavra violênciapela inutilidade de seu uso.Os gestos serão suavesmesmo nas decisões mais fortes,porque a palavra será a grande espadana defesa dos direitos e da liberdade.

 

Art. V Nossas fichas registrarão:Nome: Joana… ou Maria;Idade: Não importa…Sonhos: …Negros ou brancos,homem ou mulher,viveremos os mesmos direitos,sonharemos os mesmos sonhos. . .

 

Art. VI Fica permitido o amor, sempre;e obrigatória a felicidade.As manhãs serão azuis.Não haverá filhos da miséria ou do medo.Serão todos frutos do amorPorque a mulher só se deitará com o homem que ama.

 

Art. VII Por decreto irrevogávelfica estabelecidoo reinado permanente da justiça e da claridade.Haverá trabalho para todase igualdade de salário;a saúde será um bemque passará de mãe para filho.A lei será cumprida e os direitos respeitados.À porta de cada escola brilhará um arco-írisenvolvendo em cores e luz nossas crianças.

 

Art.VIII Fica proibidoO desemprego, a discriminação.Fica proibida a velhicePorque seremos jovens de setenta, oitenta e cem anos.Somente a paciência, a temperança e a sabedoriaMarcarão o tempo em nossas vidas.

Art. IX “Olharemos os gerânios nas janelasE contemplaremos as flores nos campos.Haverá sorriso nos rostos das crianças.”

 

Art. X Governos governarão!E ficará instituído, desde já, o Ministério da VidaOnde a dignidade substituirá o lucroE o cidadão será parte essencial de seu plano.

 

Art. XI E agora é definitivo…Mulheres,Tomem seus lugares,Respirem fundo,E alcem vôo na direção de seus sonhos!Revoguem-se as disposições em contrário!

 

 

Jovita Levy

 

Confira um vídeo que conta a história do 8 de março.

 

 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha