Notícias

Estudantes e trabalhadores como alvos do governo Bolsonaro

4 de outubro de 2019

Na esteira dessas ações, a criação de uma carteira digital para ‘facilitar a vida’ dos estudantes e medidas antissindicais do governo

Por José de Ribamar Virgolino Barroso*

Há algo de comum entre as medidas antissindicais do governo de Jair Bolsonaro e seus aliados e o recente ataque ao movimento estudantil escamoteado — ou não, haja vista as declarações do presidente — na criação de uma carteira digital para “facilitar a vida” dos estudantes, que substituiria a carteirinha emitida pelas organizações discentes.
O anúncio da medida provisória para tal, feito no início de setembro, foi acompanhado, inclusive, de alfinetadas à União Nacional dos Estudantes (UNE), de modo que ficou explícito que “facilitar a vida”, no distorcido vocabulário bolsonarista, implica tentar prejudicar financeiramente a principal entidade estudantil do país. Ou, em outras palavras, para sermos justos, até significa mesmo “facilitar a vida” se ela for a do próprio presidente e de seu governo, buscando enfraquecer algumas das vozes mais reverberantes da oposição, responsável por levar milhares de jovens às ruas, juntamente com os trabalhadores, nas mobilizações batizadas de Tsunamis da Educação.
A estratégia não é nova e já tem sido enfrentada pelas entidades sindicais de trabalhadores desde o governo golpista de Michel Temer. Nesse caso, os ataques sofridos vão da declaração de inconstitucionalidade da cobrança de contribuição assistencial aos não filiados aos sindicatos profissionais — decisão do Supremo tribunal Federal (STF) que fere completamente o princípio da isonomia — até a própria reforma trabalhista, que converteu a contribuição sindical em facultativa. O governo Bolsonaro, de sua parte, tentou agravar a situação com a Medida Provisória (MP) 873, de 1º de março, que extinguia a possibilidade das contribuições sindicais serem debitadas diretamente da folha de pagamento dos salários quando autorizadas pelos trabalhadores. A MP perdeu sua validade em junho, mas o presidente criticou o fato de o Congresso Nacional não ter lhe dado prosseguimento.

Com a retirada do desconto em folha, Bolsonaro pretendia asfixiar financeiramente e desmobilizar o movimento sindical. Foi um grave ataque contra o princípio da liberdade e autonomia sindical e o direito de organização dos trabalhadores, justamente num momento de resistência ao corte de direitos previdenciários. O mesmo se dá em relação ao movimento estudantil, com o propósito de tirar recursos financeiros para prejudicar a luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Juntamente com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a UNE divulgou nota apontando a demagogia do governo ao anunciar a carteira de estudante digital, uma ânsia óbvia de desviar a atenção dos reais problemas da educação e da ciência brasileira. É ainda, como ressaltado pelas três entidades, uma ação autoritária com o objetivo de retaliar e enfraquecer o movimento estudantil e seus atos contra os cortes na educação.

No caso das organizações de trabalhadores, os ataques são igualmente evidentes. Tanto é que, depois da instalação do Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), também no início de setembro, o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou que o governo espera ter em 90 dias propostas para levar ao Congresso para o aprofundamento e a consolidação da reforma trabalhista. Mais do que isso: entre os órgãos temáticos do Gaet há um específico para tratar do tema da liberdade sindical e propor o fim da unicidade.

É claro que a discussão entre pluralidade e unicidade vem de muito tempo e é possível encontrar exemplos positivos e negativos em ambos os modelos. A complexidade dessa agenda trabalhista recém-aberta e sua relação com a Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi inclusive apontada pelo sociológo e diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Gánz Lúcio. A questão é que, assim como “facilitar a vida”, a palavra “liberdade”, no dicionário bolsonarista, tem um significado completamente diverso da liberdade almejada pelo movimento sindical e pelo conjunto da classe trabalhadora.

Para resistir aos ataques, é mais do que urgente que o tema “a nossa luta unificou, é estudante junto com trabalhador”, entoado nas manifestações, faça-se atento e forte.

*José de Ribamar Virgolino Barroso é coordenador da Secretaria de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Da Carta Capital

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha