Notícias

Estudantes exigem meio-passe no transporte coletivo

2 de abril de 2009

Os estudantes secundaristas de Belo Horizonte e Região Metropolitana foram às ruas, nesta quinta-feira (2/3), para manifestações em defesa do meio-passe no transporte coletivo em todo o Estado. A concentração foi na Praça Afonso Arinos, no centro da Capital. O movimento estudantil reuniu cerca de 1500 pessoas, contando com o apoio dos estudantes de Betim, Contagem e Nova Lima. Outras reivindicações também estiveram em pauta como o fim do vestibular, a meia-entrada e a reserva de vagas nas universidades para alunos carentes.

 

Os jovens seguiram em passeata até a porta da Prefeitura Municipal e uma comissão composta por representantes dos secundaristas (UCMG, UBES, UMES-BH e UEE), foi recebida pelo prefeito, Márcio Lacerda, que ouviu as reivindicações da categoria e prometeu se posicionar a respeito do pedido em breve.

 

 “A diminuição dos gastos com transporte representa um grande avanço para elevar o grau de instrução dos brasileiros. O meio-passe não ajuda apenas ao estudante, mas contribui para toda a família, propiciando mais investimento em qualidade de vida”, defendeu Flávia Alexandra, vice-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte.

 

De acordo com o diretor de comunicação da União Colegial de Minas Gerais, Péricles Francisco, os estudantes demonstram vontade de participar das ações políticas e isso foi provado neste ato pelo meio-passe que reuniu mais de mil jovens. “Nas nossas visitas às salas de aula, a reação tem sido muito boa quando convidamos os alunos para entrarem no movimento estudantil. Os grêmios são instrumentos de politização dos jovens e saem fortalecidos quando conseguem mobilizar”, enfatiza. Estão previstas outras mobilizações em Ibirité, Ribeirão das Neves, Montes Claros, Coronel Fabriciano, Uberlândia e outras grandes cidades.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha