Notícias

Estudo aponta alto índice de estresse entre professores

11 de janeiro de 2013

Por conhecer de perto o cotidiano dos professores de escolas particulares, a psicóloga Liliana Aparecida de Lima, diretora do Sinpro Campinas, decidiu estudar o assunto. A pesquisa que empreendeu resultou na tese de doutorado “Os impactos das condições de trabalho sobre a subjetividade do professor do ensino superior privado de Campinas”, cujos dados revelam um quadro preocupante.

A tese, defendida em novembro do ano passado na Faculdade de Educação da Unicamp, mostrou que 88% dos docentes por ela entrevistados estão estressados, e 76% deles avaliam que têm a vida particular invadida pelas demandas profissionais. Além disso, mais da metade (52%) já adoeceu por conta do trabalho, e o mesmo percentual teme perder o emprego. “Os professores vivem uma situação de precariedade no trabalho, com jornadas extenuantes e exigências excessivas. Essas condições fazem com que o professor sofra e adoeça”, afirma a pesquisadora.  

Ao relatar problemas de saúde enfrentados com frequência pela categoria, como depressão, síndrome do pânico, insônia, hipertensão, distúrbios da voz e vasculares, a diretora do sindicato faz uma alerta para o risco que esse cenário traz para a educação. “Vamos imaginar uma sala de aula. Em alguma medida, a relação entre aluno e professor com o saber e a transmissão de conhecimento pode ficar comprometida, em decorrência dessa situação”.

Apesar do quadro pouco favorável constatado pelo estudo, a diretora do Sinpro Campinas afirma que os professores entrevistados apostam em mudanças. De modo geral, os docentes acreditam que, apesar do alto índice de adoecimento da categoria, é possível alterar o quadro atual. “Eles acreditam na contribuição do trabalho deles para um país melhor. Há uma relação de crença muito grande na educação”, aponta Liliana.

Para o coordenador-técnico do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), Augusto Petta, o estudo da diretora do Sinpro Campinas “ultrapassa os muros da Universidade”, ao vincular o tema pesquisado à realidade social. “[A tese] contextualiza a expansão do ensino superior privado no Brasil, influenciada fortemente pela desregulamentação, financeirização e desnacionalização. Nesse contexto –em que o neoliberalismo deixou marcas profundas, com o ensino transformando-se em mercadoria–, a autora pesquisa as condições de trabalho dos professores do ensino superior privado e como estas condições impactam as subjetividades dos mesmos, tornando-as precarizadas”, afirma Petta, em artigo publicado no site da Contee.

Na avaliação da diretora, a saída passa por um conjunto de medidas, entre elas a valorização da educação. “É fundamental que a educação em nosso país seja levada ao protagonismo que ela merece e que esteja ligada a um projeto de desenvolvimento do país, com valorização do trabalho e distribuição de renda. Se não alcançarmos esse patamar, vamos viver períodos mais difíceis. Por isso que a luta para garantir 10% do PIB para o setor é fundamental”, destaca Liliana.

“Se travarmos a luta verdadeiramente classista, temos condições de construir esse projeto. É por isso que nós, do movimento sindical, temos de fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e salário para os professores, e estamos no caminho certo”, completa a diretora. A partir de março, o estudo será publicado no site da biblioteca de teses da Unicamp.  

  • Clique aqui e leia matéria do jornal Extra-Classe sobre o assunto.
  • Clique aqui e acesse a pesquisa do Sinpro Minas acerca da saúde docente. 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha