Evento comemora a 100ª edição do Extra-Classe

1 de março de 2010

O sindicato realizou no dia 27 de fevereiro, em Belo Horizonte, um evento em comemoração à 100ª edição do Extra-Classe, programa de TV do Sinpro Minas, e aos dois anos de exibição pela TV Band Minas, que serão completados em 14 de março. Diretores do Sinpro, jornalistas, professores e convidados participaram do evento, no Sinpro Cerp.

O presidente do sindicato, Gilson Reis, agradeceu a presença de todos e lembrou o desafio de produzir um programa de qualidade. “Num país em que a comunicação é concentrada torna-se mais difícil ainda criar condições para produzir e veicular um programa como o nosso. Esse esforço monumental do Sinpro é algo que tem de ser comemorado”, destacou Gilson Reis. Segundo ele, a cada dia, a realidade do movimento sindical e da luta de classes impõe o desafio da comunicação. “Desejo que possamos comemorar as 200, 300 edições, melhorando cada vez mais a qualidade”, disse o presidente o Sinpro Minas.   O representante da Band Minas Lanes Garcia parabenizou a diretoria do sindicato pela 100ª edição e agradeceu a oportunidade da parceria. “Achei que dificilmente um sindicato poderia produzir um programa, mas eu estava completamente enganado. Vocês são extremamente competentes”, afirmou o representante da emissora. Para o professor Miguel Arroyo, o Extra-Classe é muito importante, pois mostra “o outro lado dos profissionais da educação”, pouco noticiado pela grande imprensa. “Sair das quatro paredes da sala de aula é extremamente importante; o professor mostra o seu rosto”. Ele também elogiou os temas abordados pelo programa. “Os assuntos não são apenas os da área educacional. Vocês mostram que a educação se vincula com a dinâmica da sociedade. Isso terminará enriquecendo a própria categoria”, ressaltou Miguel Arroyo.

O programa Extra-Classe é exibido aos domingos, às 8h55, na Band Minas

Ao longo destes dois anos, o Extra-Classe já debateu assuntos como a democratização dos conselhos de educação, a realidade educacional de Minas Gerais, os impactos da mercantilização do ensino, a crise econômica mundial, os 45 anos do golpe militar no Brasil, o combate ao crime financeiro no país, a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), o Programa Nacional de Direitos Humanos, entre outros.  De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), Arthur Lobato, programas como o do Sinpro Minas deveriam ser exibidos sem custos em tvs abertas, já que os canais de televisão são uma concessão do poder público. Ele defendeu a democratização da mídia e também parabenizou a diretoria do sindicato pela iniciativa. Já o jornalista Elias Santos falou da importância para a sociedade de um programa como o do Sinpro e elogiou a qualidade técnica e editorial do Extra-Classe. Um vídeo do programa foi exibido, e entrevistados que não puderam comparecer enviaram mensagens parabenizando o sindicato pela iniciativa. “Parafraseando o poeta Castro Alves, o Extra-Classe ‘semeia conhecimento à mão cheia e manda o povo pensar’. Oxalá todas as entidades sindicais pudessem contar com um programa dessa envergadura. Se assim fosse, o movimento sindical docente e a educação não escolar encontrar-se-iam em novo patamar”, disse José Geraldo Santana, membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás, em mensagem enviada por email.

Também por email, o ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos Nilmário Miranda disse que o programa “tem responsavelmente contribuído com discussões pertinentes da pauta estadual e nacional”. “Vida longa ao Extra-Classe, experiência pioneira do bom e necessário uso da nossa mídia. Bom trabalho, muita energia e que venham mais 100!”, desejou Amarildo de Souza, do setor de Educação do Movimento dos Sem-Terra (MST).

Durante a comemoração, o professor Miguel Arroyo e a jornalista do Sinpro Minas Cecília Alvim foram homenageados, representando, respectivamente, os entrevistados e toda a equipe do programa. No final do evento, houve uma apresentação musical.