Notícias

Extra-Classe em Ouro Preto reflete sobre cinema, história e educação

8 de julho de 2016

O Extra-Classe  desta terça (12/07), às 12h30, na Rede Minas, vai repercutir a 11ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Nossa equipe esteve lá e conversou com professores, cineastas, críticos e realizadores sobre “o cinema brasileiro da redemocratização e o olhar como elemento de educação nas escolas”.

Esta edição exibe e dialoga com filmes que refletiram, a partir da abertura democrática, os estigmas, as práticas e a herança da ditadura que perduraram na vida social brasileira, como Liberdade de Imprensa (1967), de João Batista de Andrade, Eles não usam black-tie (1981), de Leon Hirszman, Retratos de identificação (2014), de Anita Leandro, O som ao redor (2012), de Kleber Mendonça, e Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho, cineasta homenageado pela mostra.

O programa reflete também um tema que esteve em destaque na mostra, que é a implementação da lei 13.006, de 2004, que prevê a exibição de filmes nacionais nas escolas.

A equipe do Extra-Classe, além de gravar, também participou da mostra, já que a iniciativa do programa de TV do Sinpro Minas foi compartilhada com o público, em mesa dentro da programação do evento, sobre projetos audiovisuais que dialogam com a educação.

Em sua 11ª edição, a CineOP reuniu mais de 200 profissionais do setor audiovisual entre os dias 22 e 27 de junho, e provocou discussões contemporâneas sobre a política brasileira através de um olhar conceitual e histórico no audiovisual. “O atual momento que vivemos no país convida a uma reflexão profunda sobre a trajetória política brasileira desde a ditadura, que vai culminar justamente na crise institucional e política de hoje que parece indicar o fim da “Nova República”, que se iniciou na fase final da ditadura civil-militar até a promulgação da Nova Constituição em 1988”, apontou o site do evento.

Esse programa foi ao ar no último sábado (09/07), às 10h, na Rede Minas, e fica disponível em nosso site. Assista, compartilhe, comente…

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha